Reunião da Ordem dos Enfermeiros com a Direção-Geral da Saúde resultou em parceria ao nível de Guidelines de Enfermagem

Reunião da Ordem dos Enfermeiros com a Direção-Geral da Saúde resultou em parceria ao nível de Guidelines de Enfermagem

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Vice-Presidente da OE estiveram esta terça-feira, dia 20 de março, reunidos com o Diretor-Geral da Saúde, Dr. Francisco George, com o Chief Nursing Officer, Enf. Sérgio Gomes, e com uma dezena de enfermeiros que desempenham funções na DGS.

Da reunião resultou o estreitar da colaboração entre estas duas instituições e a garantia de uma parceria ao nível da elaboração de guidelines de Enfermagem, no âmbito da Qualidade no Sistema de Saúde e da segurança para o doente.

Até ao momento, a DGS estabeleceu parcerias com as Ordens dos Médicos e dos Médicos Dentistas para a publicação de Normas de Orientação Clínica relacionadas com a prescrição de fármacos.
Nesta reunião entre a OE e a DGS ficou acordada também a publicação conjunta do Documento de Consenso «Pelo Direito ao Parto Normal – uma visão Partilhada».

O Dr. Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, fez questão de sublinhar que os enfermeiros têm áreas próprias de desenvolvimento e atuação, nomeadamente ao nível da qualidade, do controlo da infeção, da imunização e do planeamento familiar. Mas admitiu que há áreas hoje na dependência da classe médica que poderiam passar para os enfermeiros, tendo dado como exemplo a verificação dos óbitos.

O Enf. Germano Couto manifestou sintonia com o Diretor-Geral da Saúde relativamente a uma colaboração mais permanente com a DGS e desafiou inclusivamente o Dr. Francisco George a associar-se à OE na publicação de Guias Orientadores de Boa Prática, que a OE tem vindo a levar a cabo.

A Enf.ª Lúcia Leite aproveitou a oportunidade para enumerar o conjunto de competências dos enfermeiros especialistas que têm sido desaproveitadas pelo sistema de saúde.

A OE solicitou ainda à DGS que se pronuncie formalmente sobre o tema das dotações seguras, tendo recebido a garantia de implementação de um processo desta natureza em dois ou três locais da Administração Regional do Norte, a título experimental, avaliando-se posteriormente o contributo da medida em termos de ganhos em saúde.

OE reuniu com Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda

Ao final da tarde do dia 20 de março, os dirigentes da OE tiveram oportunidade de reunir com o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda para apresentação de cumprimentos. Na ocasião, o Bastonário da OE abordou as principais preocupações que atingem a profissão, como o desemprego e a emigração. Na ocasião, o Enf. Germano Couto referiu que os enfermeiros portugueses são «um filão» para muitos países europeus, sendo que cerca de 10 enfermeiros estão a abandonar diariamente o país rumo ao estrangeiro.

«Inglaterra está a fechar Escolas de Enfermagem porque já percebeu que consegue ter os recursos que necessita, provenientes de Portugal, a custo zero», frisou o Bastonário.

Os dois representantes da OE tentaram ainda sensibilizar o deputado João Semedo para a importância de ver debatida, em plenário, a Petição «Pela Acessibilidade dos Cidadãos ao Exercício Pleno das Competências dos Enfermeiros Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica», entregue a 7 de setembro de 2011, na Assembleia da República, e subscrita por mais de 1.300 signatários.

Ana Saianda