Reunião com Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores determina trabalho de proximidade

Reunião com Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores determina trabalho de proximidade

A Ordem dos Enfermeiros vai trabalhar em conjunto com a Direção Regional de Saúde da Região Autónoma dos Açores (DRSRAA) para desenvolver soluções de consenso relativamente à Enfermagem do arquipélago, bem como promover algumas ações de benchmarking. A cooperação incidirá num extenso leque de temáticas e terá como ponto de partida o bem-sucedido exemplo açoriano com o enfermeiro de família, Emergência Pré-Hospitalar e com os cuidados de Reabilitação.

       

 
Recorde-se que aquela Região Autónoma foi pioneira na comparticipação dos cuidados prestados por enfermeiros especialistas em Enfermagem de Reabilitação, ao contrário do que acontece no Continente. Do mesmo modo, os Açores apostaram no incremento de ambulâncias SIV, bem como na presença de enfermeiros no serviço de triagem telefónica. Outro exemplo de pioneirismo centra-se no facto de ter iniciado, em 2010, a experiência-piloto que aplica a metodologia da Enfermagem Familiar.

O trabalho de proximidade que se irá desenvolver procurará estabelecer sinergias entre as duas instituições, de forma a promover o papel do enfermeiro nos serviços de saúde.

Este princípio de compromisso entre a OE e a DRSRAA foi firmado no decurso de uma reunião efetuada a 6 de março, na Sede da OE. Nela participaram o Enf. Armando Leal Almeida, Diretor Regional da Saúde; o Enf. Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros; e a Enf.ª Lúcia Leite, Vice-presidente do Conselho Diretivo.  

lneves