Relatório Mundial de Saúde 2010 «Financiamento dos Sistemas de Saúde: o caminho para a cobertura universal»

Relatório Mundial de Saúde 2010 «Financiamento dos Sistemas de Saúde: o caminho para a cobertura universal»

«Financiamento dos Sistemas de Saúde: o caminho para a cobertura universal»

A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou a 22 de Novembro o Relatório Mundial de Saúde 2010, durante a Conferência ministerial que decorre em Berlim dedicada ao tema do financiamento dos sistemas de saúde.

O relatório deste ano denominado «Financiamento dos Sistemas de Saúde: o caminho para a cobertura universal» dá indicações sobre a forma como os governos de todo o Mundo podem abordar os seus mecanismos de saúde para garantir o acesso de um maior número de pessoas aos cuidados de que necessitam.

Segundo Margaret Chan, Directora-Geral da OMS «Nenhuma pessoa deveria correr o risco de ruína financeira pela necessidade de cuidados de saúde». A responsável acrescenta que «o relatório estabelece uma abordagem faseada, aconselhando todos os países a agir nesta área, implementando pelo menos uma medida por ano para melhorar o financiamento e a cobertura de saúde.»

O relatório apresenta opções para melhorar o financiamento em saúde em três áreas:

  1. Recolha de mais fundos para a saúde através da diversificação de fontes;
  2. Oferecer protecção financeira adequada contra a doença;
  3. Melhorar a eficiência e a equidade na forma como os fundos são usados.

Segundo o Relatório Mundial existem 10 causas de ineficiência dos sistemas de saúde globais, que passam pelo défice de uso de genéricos, pelas admissões e permanência hospitalar desadequada, envolvendo ainda estruturas hospitalares não económicas.
A solução é dada pela OMS através da introdução de conceitos de eficiência na saúde como é o exemplo da compra estratégica em alternativa ao pagamento passivo pelos serviços de saúde, sem avaliações de custo-eficiência. 

O Relatório Mundial de Saúde 2010 está disponível no site oficial da OMS, em conjunto com os relatórios mundiais anteriores. Está actualmente disponível em Inglês, Francês, Espanhol. A OMS anuncia para Janeiro 2011 a tradução para outras línguas nomeadamente o Português.

Para consultar o Relatório nas línguas disponíveis clique aqui.

adomingos