Rede de Enfermagem da CPLP

Decorrente da participação na I Reunião dos Ministros da Saúde da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) que decorreu em Abril de 2008, na cidade da Praia, a Ordem dos Enfermeiros começou a dinamizar uma Rede de Enfermagem dos Países da CPLP (REnf).

O primeiro encontro das Associações Nacionais de Enfermeiros dos países da CPLP decorreu em Lisboa um ano depois, em 2009. A iniciativa juntou vários atores, nomeadamente Escolas Superiores de Enfermagem e ONG’s que desenvolvem projetos em vários países.

Nesse primeiro encontro foi aprovada uma declaração que foi entregue aos Ministros da Saíde da CPLP em que as instituições presentes se comprometiam a dar continuidade ao projeto da REnf, mencionando a necessidade de promover não só a profissão, mas também a língua portuguesa; a pesquisar oportunidades de financiamento; sistematizar e difundir informação; facilitar a circulação de informação entre os vários atores envolvidos; e preparar estratégias no âmbito do recrutamento e retenção profissional. Foi também acordado que a coordenação da Rede seria rotativa, tendo Portugal iniciado essa Presidência.

Consulte a Declaração de Princípios da Rede de Enfermagem da CPLP e a página no Portal da Saúde dedicada a este encontro.

Veja a nota à imprensa emitida pela OE em Maio de 2009.

Um ano mais tarde, a 10 de Maio de 2010 realizou-se uma nova reunião que juntou, em Lisboa, representantes de cinco países. Nessa altura foi decidida a continuidade da Rede e a necessidade de alargar o âmbito de atuação.

Aí ficou patente que, em alguns países, já estavam em desenvolvimento movimentos tendo em vista a criação de uma Ordem dos Enfermeiros. Quanto a projetos para o futuro, foi consensualizada a necessidade de ser organizado uma conferência sobre regulação, indo ao encontro de uma necessidade manifestada pelos participantes. De realçar que este encontro foi financiado pelo Projeto de Apoio ao Desenvolvimento dos Recursos Humanos PALOP e Timor Leste (PADRHS- PALOP-TL).

O grande projeto da REnf até ao momento tem sido a dinamização das Bibliotecas Móveis nos países da CPLP. Todavia, o que se pretende é ir mais além, sendo reconhecida a importância das BM para a formação e informação dos profissionais de Enfermagem e de Saúde. Angola, Moçambique, passando por Cabo Verde, Guiné Bissau, S. Tomé e Príncipe e, mais recentemente, Timor-Leste, são países onde já existem cerca de meia centena de Bibliotecas Móveis, tendo todos eles já solicitado o reforço deste número nos seus territórios.

Poderá saber mais sobre o Projeto Biblioteca Móvel aqui.

Na sequência das duas reuniões - 2009 e 2010 - foi feita a caracterização e identificação das necessidades dos países aos mais variados níveis, tendo sido decidido aproveitar a capacidade existente de cada Estado, respeitar e ir ao encontro das especificidades e condicionalismos dos Estados-membros que integram a REnf. Além disso, também tem prestado apoio na indicação de documentos relevantes para a profissão que devem ser traduzidos e divulgados em língua portuguesa.

A REnf organizou a participação de alguns representantes das Associações de enfermeiros da CPLP na Conferência do ICN que decorreu em Malta, em Maio de 2011, uma iniciativa financiada pelo PADRHS- PALOP-TL.

Durante a estadia naquele país realizou-se uma reunião onde se abordou o momento atual que vive a Enfermagem nos países da CPLP e Timor Leste. De sublinhar que, durante a Conferência do ICN, a OE – através da então bastonária, Enf.ª Maria Augusta Sousa – fez uma apresentação sobre o Projeto REnf.

Consulte aqui a apresentação feita durante a Conferência do ICN.