Reacção ao assalto a uma enfermeira do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca

Reacção ao assalto a uma enfermeira do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca

No seguimento de notícias veiculadas pela comunicação social que deram conta do assalto a uma enfermeira no recinto do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca – vulgo «Amadora-Sintra» – a Ordem dos Enfermeiros (OE) manifestou de imediato as suas preocupações ao Presidente do Conselho de Administração daquele hospital e ao Enfermeiro Director.

A Ordem dos Enfermeiros defendeu a necessidade de aquela unidade hospitalar reforçar a segurança dos que aí trabalham por uma maior vigilância e acompanhamento, sobretudo durante o período nocturno – altura em que o risco é aumentado pela menor afluência de utentes e insuficiente visibilidade.

Recordamos que este é já o segundo caso de violência grave perpetrado contra profissionais de saúde – envolvendo nomeadamente enfermeiros – fora do contexto de prestação de cuidados.

A Ordem dos Enfermeiros lamenta profundamente o sucedido, solidarizando-se com a colega vítima de assalto. Esperamos que as  sugestões apresentadas sejam atendidas pelo Conselho de Administração do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca e que situações destas não se voltem a repetir.   

 

lneves