Prémio ICN / Lilly distingue trabalho com Tuberculose e Tuberculose Multi-resistente

Prémio ICN / Lilly distingue trabalho com Tuberculose e Tuberculose Multi-resistente

11 enfermeiras de seis países foram distinguidas com o Prémio ICN/Lilly 2008 pela sua luta contra a Tuberculose (TB) e contra a tuberculose multi-resistente (MDR-TB). Estas profissionais passaram para a prática o lema do Dia Mundial da Tuberculose «Estou a parar a TB» e trabalham diariamente com doentes, famílias e comunidades que enfrentam o reaparecimento de epidemias de TB. Além disso, enfrentam diariamente os casos de MDR-TB que têm vindo a aumentar drasticamente e os casos de tuberculose resistente a quase todos os medicamentos (XDR-TB).  

As 11 enfermeiras pertencem a países afectados por esta doença: Quénia (Diana Jelegat Kipsoisoi), Lesoto (Likhapha Ntlamelle ), Malawi (Chrisie Bwazi, Rodwell Gundo e Shouts Simeza), Rússia (Nadezhda Leontieva, Marina Listova, Elena Girfanova e Elena Nizova), África do Sul (Mamogale Thabitha Masemola) e Suazilândia (Agatha Nomoa Tsabedze).

O Prémio ICN / Lilly foi lançado em 2007 no Dia Mundial da Tuberculose e inclui uma medalha especialmente criada para o efeito e uma bolsa de formação para proporcionar o desenvolvimento profissional dos distinguidos. Esta iniciativa faz parte de um uma parceria internacional estabelecida entre o ICN e a Lilly e que pretende aumentar o conhecimento e a formação dos enfermeiros acerca da TB e da MDR-TB nos países mais afectados por este flagelo, reconhecendo o papel fundamental dos enfermeiros no combate a esta ameaça à saúde pública.

Consultar aqui informações sobre o Prémio ICN/Lilly 2007.


 

adomingos