Proposta de alteração estatutária entregue hoje ao Ministro da Saúde

Proposta de alteração estatutária entregue hoje ao Ministro da Saúde

A proposta de alteração estatutária que, decorrente da Lei nº 2/2013, a Ordem dos Enfermeiros (OE) teria de apresentar a muito curto prazo ao Governo, foi hoje entregue no Ministério da Saúde. Encerra-se assim a primeira fase de um processo que implicou uma ampla discussão entre os enfermeiros e que terá continuidade em sede da Assembleia da República. 

Recorde-se que o documento agora entregue foi aprovado na reunião do Conselho Diretivo que culminou na passada sexta-feira, 8 de fevereiro, e que nele constam muitas das sugestões e contributos formulados pelos colegas que participaram no processo de auscultação.

Este foi um trabalho exigente, mas gratificante para todos os envolvidos, em especial para o grupo de trabalho que liderou este processo (que o Conselho Diretivo apresentou louvor) e para os peritos que a OE consultou. A todos eles endereçamos o nosso profundo agradecimento pela abnegação e empenho demonstrado.

Desenvolver um projeto com tamanhas implicações para o futuro da Ordem e da Enfermagem em tão curto espaço de tempo requer cautela, prudência e dedicação, mas também visão e capacidade de concretização para afirmar a profissão, reforçar o poder regulador e a responsabilidade da Ordem.

A OE agradece igualmente a todos os colegas que responderam ao repto lançado através da audição por via eletrónica, bem como a todos aqueles que marcaram presença na Assembleia Geral Extraordinária de 5 de fevereiro.

Consideramos fundamental que os enfermeiros acompanhem os desenvolvimentos sobre esta alteração estatutária, pelo que serão emitidas notas informativas com regularidade.

Mantenha-se atento.

Enf. Germano Couto
Bastonário da Ordem dos Enfermeiros

lneves