Projecto Biblioteca Móvel chega a Timor-Leste

Projecto Biblioteca Móvel chega a Timor-Leste

O Projecto Biblioteca Móvel em Português vai ser lançado oficialmente em Díli,Timor-Leste na próxima quinta-feira, dia 3 de Fevereiro. Com a chegada a este longínquo país asiático com longos laços de ligação com Portugal, os objectivos traçados pela Ordem dos Enfermeiros (OE) ficam, assim, concretizados.

A delegação da Ordem dos Enfermeiros - composta pela Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE, e pelas Enf.ªs Lubélia Melo e Margarida Oliveira e Sousa, coordenadoras do projecto – vai assinalar, em conjunto com os responsáveis locais do Ministério da Saúde, nomeadamente, a Enf.ª Madalena Soares, Vice-Ministra da Saúde, e o Enf.º José Amaral, Presidente da Associação dos Enfermeiros de Timor-Leste, com a entrega das duas primeiras Bibliotecas Móveis. Na cerimónia participarão também os directores-gerais do Ministério da Saúde, do Hospital, do Instituto de Ciências da Saúde e da Universidade Pública e Privada do País.

Fazem parte ainda do programa da viagem a realização da formação dos gestores locais da Biblioteca Móvel em Timor-Leste que irá decorrer a 6 e 7 de Fevereiro, sendo que nos dias 4 e 5 de Fevereiro vários serão os actos oficiais em que a delegação da OE irá participar.

Depois de São Tomé, Moçambique, Angola (em 2007) e de Cabo Verde e Guiné-Bissau (em 2008), o projecto Biblioteca Móvel, uma iniciativa conjunta da OE e do Conselho Internacional dos Enfermeiros (ICN) é, assim, lançado em Timor-Leste.

Esta iniciativa consiste num conjunto de várias obras em português, organizadas por áreas temáticas e apresentadas em «baús-bibliotecas». O objectivo deste projecto é disponibilizar informação actualizada e obras de referência nas áreas da Medicina e da Enfermagem, para que possam ser consultadas por enfermeiros e outros profissionais de saúde que trabalham em áreas remotas ou onde o acesso à formação é difícil.

O Projecto Biblioteca Móvel em Português conta com o apoio, entre outras instituições, do Ministério da Saúde português, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Fundação Calouste Gulbenkian, da Lusodidacta e da Merck Sharp & Dohme.

Mais informação sobre o projecto Biblioteca Móvel disponível aqui.

adomingos