Progressiva especialização de enfermeiros em debate na III Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem - 19 e 20 de Novembro - Auditório do Colégio São João de Brito (Lumiar)

Progressiva especialização de enfermeiros em debate na III Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem - 19 e 20 de Novembro - Auditório do Colégio São João de Brito (Lumiar)

Lisboa, 16 de Novembro de 2010 – Nos últimos cinco anos, o número de enfermeiros especialistas tem vindo a aumentar: dos 6.856 enfermeiros especialistas registados no final de 2005 passou-se para os 9.715 inscritos no final de 2009. Contudo, a existência de enfermeiros especializados em determinadas área de intervenção continua a ser uma pequena minoria considerando os cerca de 60 mil profissionais inscritos na  Ordem dos Enfermeiros (OE).

No sentido de promover a crescente especialização de todos os enfermeiros – com ganhos evidentes para os cuidados prestados à população – a revisão estatutária da OE permitiu a criação de Colégios de Especialidade e a implementação do Modelo de Desenvolvimento Profissional. O trabalho que os Colégios de Especialidade têm estado a desenvolver nessa área será um dos temas em debate na III Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem da OE, que decorrerá nos dias 19 e 20 de Novembro, no Auditório do Colégio São João de Brito, em Lisboa (Lumiar). «Governação Clínica: estratégias profissionais» é o tema central do evento. 

Em Portugal existem enfermeiros especialistas em Enfermagem Comunitária, Enfermagem Médico-cirúrgica, Enfermagem de Reabilitação, Saúde Infantil e Pediátrica, Saúde Materna e Obstétrica e em Saúde Mental e Psiquiátrica, mas a aplicação do Modelo de Desenvolvimento Profissional prevê a criação de novas especialidades. Como foi acima referido, os desafios que se colocam a curso e médio prazo para as actuais especialidades serão abordados, no âmbito da III Conferência de Regulação do CE, na sessão «Cuidados de Enfermagem especializados: do perfil de competências ao trabalho em desenvolvimento», agendada para as 16 horas do dia 19 de Novembro. 

Mas ao longo dos dois dias da III Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem são vários os temas que estarão em discussão. Desde logo, a intervenção da Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, sobre Governação na Saúde (dia 19, às 9H30), a mesa redonda sobre «Exercício profissional: estruturantes, contextos e condições» (dia 19, às 10H15) e a sessão intitulada «Das áreas não clínicas de actuação do enfermeiro» (dia 19, às 14H00). Na manhã do dia 20 estará em debate o Programa dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, o reconhecimento da idoneidade dos contextos de prática clínica e a conferência final subordinada ao tema central do evento, a cargo da Enf.ª Lucília Nunes, Presidente do Conselho de Enfermagem (CE).  

Junto enviamos o programa  da III Conferência de Regulação do CE.

Convidam-se os órgãos de comunicação social a fazerem a divulgação de mais este evento da Ordem dos Enfermeiros.

 

lneves