Press Release - V Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros realiza-se amanhã

«Modelo de Desenvolvimento Profissional: da conceptualização à operacionalização» é o tema da V Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem que a Ordem dos Enfermeiros (OE) realiza amanhã, dia 15 novembro, no Auditório do Complexo Escolar da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, no Parque das Nações. Na discussão do Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) serão abordadas as temáticas como a Acreditação da Idoneidade Formativa, a Implementação do Programa de Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, a Avaliação da Satisfação Profissional dos Enfermeiros e a Emergência de Novas Especialidades.

Convidamos os senhores jornalistas a assistirem à sessão de abertura que se realiza pelas 12H30 e conta com a presença de Francisco George, Diretor-geral da Saúde em representação do Sr. Ministro da Saúde; Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros; Sérgio Gomes, Chief Nursing Officer; José Carlos Gomes, Presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros e de João Santos, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Escola Superior de Enfermagem de Lisboa.

Em destaque estará a implementação do Modelo de Desenvolvimento Profissional dos enfermeiros – o qual assenta num sistema de certificação de competências, concretizado através de uma prática tutelada para recém-licenciados em Enfermagem e enfermeiros que queiram especializar-se numa determinada área de intervenção e num sistema de individualização de especialidades, que deu recentemente o seu primeiro passo, através do lançamento da plataforma online que inaugurou o processo de acreditação e certificação na Enfermagem.

«O lançamento desta plataforma é um avanço rumo à operacionalização do MDP pois abre o caminho para a rápida criação de um período de Exercício Profissional Tutelado, o qual consiste na prática clínica acompanhada de modo contínuo, visando a maturidade nos processos de tomada de decisão e a autonomização gradual do enfermeiro recém-licenciado em ambiente profissional», afirma Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros. «Este Modelo pretende centrar a prática profissional em comprovadas e relevantes experiências clínicas, formativas e de investigação aplicada, proporcionando o acesso de todos os enfermeiros a percursos de desenvolvimento profissional, no sentido da especialização clínica», acrescenta.

Em termos globais, esta V Conferência de Regulação do Conselho de Enfermagem pretende fazer um ponto da situação sobre os vários projetos e grupos de trabalho em que aquele órgão está envolvido, perspetivando o futuro. Por isso, o tema escolhido para a conferência deste ano foi o Modelo de Desenvolvimento Profissional, o qual se encontra atualmente a aguardar a sua concretização por via legislativa.

Visualize aqui o programa do evento.

patriciag