Press Release - Ordem dos Enfermeiros expõe preocupações com a Emergência Pré-hospitalar nacional

A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu ontem, 16 de abril, em Lisboa, com o Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) com o intuito de apresentar as mais «calorosas felicitações» ao Presidente Major Médico Paulo Campos pelo seu novo cargo e analisar o estado atual da emergência pré-hospitalar em Portugal.

A necessidade do alargamento da rede de ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) e a implementação do Modelo Integrado de Emergência Pré-hospitalar preconizado pela OE foram os assuntos que dominaram o encontro.

Segundo o Enf.º Germano Couto, Bastonário da Ordem dos Enfermeiros «é fundamental uma correta rentabilização das competências dos enfermeiros no contexto da emergência pré-hospitalar, pois é uma mais-valia para os cuidados prestados ao cidadão que a base da rede de ambulâncias de emergência possua um enfermeiro na constituição da sua tripulação».

A OE manifestou ainda algumas das preocupações dos enfermeiros com o estado atual da emergência pré-hospitalar, como são exemplo a problemática dos transportes inter-hospitalares realizados pelas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) que colocam a descoberto a população da área de influência e a integração de enfermeiros na Central de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), o que permite «otimizar recursos existentes e estabelecer sinergias operacionais e de estrutura, assim como reorganizar os meios aéreos de emergência em função da distribuição geográfica e das necessidades populacionais de forma equitativa, eficiente e eficaz», refere ainda o Enf.º Germano Couto.

Na reunião, tanto a OE como o INEM manifestaram disponibilidade para colaborar na melhoria do Sistema Integrado de Emergência e desejam que seja possível reatar o diálogo na expetativa de se construírem os consensos necessários numa área que responde a situações limite.

Na reunião estiveram presentes pelo INEM o Presidente Major Médico Paulo Campos e o Dr. José Manuel Mestre, Vogal do Conselho Diretivo do INEM e, pela Ordem dos Enfermeiros, o Enf.º Germano Couto, Bastonário, a Enf.ª Lúcia Leite, Vice-presidente do Conselho Diretivo e o Enf.º Nelson Coimbra, Responsável Político da área de emergência pré-hospitalar.

patriciag