Prescrição para um planeta saudável

Prescrição para um planeta saudável

Uma Iniciativa Global conjunta co-liderada pela organização Saúde sem Dano e pela Aliança pela Saúde e Meio Ambiente, no âmbito da Cimeira de Copenhaga, visa para mobilizar o sector da saúde para que aborde os impactos produzidos pelas alterações climáticas.

Líderes de 11 organizações internacionais de saúde, nas quais se inclui o Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), assinaram uma receita ao Planeta Terra, prescrevendo «Um acordo forte e vinculativo, em Copenhaga, que promova um clima saudável». O diagnóstico englobava o «Consumo excessivo de combustíveis fósseis, que conduziu a uma destabilização climática global, que gerou ameaças para a saúde pública em todo o Mundo».

Esta receita dá ainda relevo para o papel que o sector da saúde pode desempenhar reduzindo a sua própria marca sobre o clima. O jornal Lancet e a OMS divulgaram respectivamente relatórios sobre o tema.

A iniciativa tem presença online em www.climateandhealthcare.org onde pode obter mais informações sobre um assunto que se manterá actual mesmo após o fracasso das negociações em Copenhaga. Os profissionais de saúde e as associações que os representam por todo o Mundo, são convidados a assinar a prescrição para um planeta saudável.

Já em 2008 o ICN adoptou uma tomada de posição sobre as alterações climáticas onde reconhecia a sua relevância para a profissão de enfermagem, particularmente à luz do seu impacto sobre a saúde e na responsabilidade partilhada dos enfermeiros em proteger o ambiente natural da contaminação, degradação e destruição.

lneves