Portugal recebe Assembleia Geral da EurHeCA em 2017

A Ordem dos Enfermeiros (OE) será a anfitriã da próxima Assembleia Geral da EurHeCA (European Health professionals' Competent Authorities - Autoridades Competentes dos Profissionais de Saúde Europeus) que terá lugar, em Portugal, a 3 de Fevereiro de 2017. Esta oportunidade «é uma forma de abrir as portas do nosso país às entidades reguladoras da União Europeia. Esperamos poder contribuir para o desenvolvimento e afirmação da EurHeCA e das entidades reguladoras dos profissionais de saúde a nível europeu», referiu Graça Silveira Machado, Vice-presidente do Conselho Directivo da OE e Responsável Política pelas Relações Internacionais.

Esta decisão foi tomada na Assembleia Geral realizada na passada semana, em Madrid, e que teve como momento alto o debate em torno do desenvolvimento e implementação do Sistema do Mercado Interno da União Europeia (que inclui a Carteira Profissional Europeia - documento que entrou em vigor no primeiro trimestre de 2016). A apresentação de um estudo sobre as Profissões de Saúde Reguladas da Europa, as prioridades futuras da EurHeCA e a análise da aplicação da directiva dos cuidados de saúde transfronteiriços foram outros dos assuntos abordados nesta Assembleia.

Para Graça Silveira Machado, «é importante para a Enfermagem e para os enfermeiros portugueses que a sua Ordem acompanhe os trabalhos desta instituição, que pretende salvaguardar os interesses dos profissionais de saúde num contexto de mudança constante a nível europeu». Além da Ordem dos Enfermeiros, integram esta organização a Ordem dos Farmacêuticos (enquanto membro) e a Ordem dos Nutricionistas (na qualidade de membro observador).

patriciag