Peritos da OCDE analisam contributos da OE

Peritos da OCDE analisam contributos da OE

A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu, a 5 de junho, com uma delegação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), participando, assim, na avaliação independente da qualidade dos cuidados de saúde que o Ministério da Saúde solicitou àquela instituição.
  
Entre os vários temas abordados destacam-se os seguintes:

     - Apresentação do Modelo de Desenvolvimento Profissional enquanto estrutura para a certificação e recertificação profissional e potenciador de processos de melhoria contínua da qualidade;

     - Excelente recetividade dos enfermeiros e das instituições ao processo acreditação da idoneidade formativa – que conta com cerca de 400 candidaturas em pouco mais de sete meses.

     - Correto aproveitamento das competências dos enfermeiros e enfermeiros especialistas para dar maior eficácia e sustentabilidade ao sistema.

     - Balanço sobre a reforma dos Cuidados de Saúde Primários, com especial atenção para o sistema de incentivos existente.

Foi com especial satisfação e sentida honra que a OE respondeu ao pedido da OCDE, acreditando que o estudo em curso vai proporcionar resultados importantes para a melhoria dos cuidados de saúde prestados em Portugal.

Na reunião estiveram, em representação da OE, o Enf. Germano Couto, Bastonário da instituição, a Enf.ª Lúcia Leite e o Enf. Bruno Noronha, vice-presidentes do Conselho Diretivo, e o Enf. Raul Fernandes, Chefe de Gabinete do Bastonário. 

lneves