Pediatria de Santa Maria em risco - Bastonária visita hospital esta terça- feira em busca de uma solução

Pediatria de Santa Maria em risco - Bastonária visita hospital esta terça- feira em busca de uma solução


Os cuidados de Enfermagem prestados no Serviço de Pediatria do Hospital de Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte) «estão por um fio, com turnos em que apenas está escalado um enfermeiro para 15 camas». A denúncia é feita pela Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), que vai visitar aquela unidade já amanhã, 28 de Junho, procurando encontrar uma solução para o problema.

Para Ana Rita Cavaco, esta situação de «emergência nacional» só poderá ser resolvida com a imediata contratação de enfermeiros – quer seja para responder a necessidades permanentes, quer seja para um regime de substituição. «Os serviços não podem continuar a viver da boa vontade e do sacrifício pessoal dos colegas. Os enfermeiros não são voluntários nem escravos». A título de exemplo, na Pediatria de Santa Maria há 300 feriados por gozar.

A realidade da Pediatria de Santa Maria «está a tornar-se incomportável» para profissionais que ali trabalham, bem como para crianças e famílias que recorrem àquele serviço. De acordo com a informação recebida junto da equipa de enfermeiros, está em causa a segurança dos cuidados. A situação ainda não teve repercussões mais importantes porque muitas vezes «o enfermeiro do turno anterior não é capaz de se ir embora e acaba por ajudar o colega no turno seguinte», refere a Bastonária da OE. Seria melhor «encerrar camas do que expor todos ao risco. Se algo correr mal, não só o doente sofre as consequências como a Ordem terá de apurar as responsabilidades do enfermeiro».

Este é mais um caso que se vem juntar a tantos outros, encabeçados pela recente denúncia de encerramento de camas no Hospital de Santo António, no Porto, e no Hospital de S. José, em Lisboa. Neste último existe mesmo o risco de encerrar mais duas camas na Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos por faltarem 10 enfermeiros.

Consulte aqui a notícia da mais recente edição do Semanário «SOL».

lneves