Parlamento aprova Ordem dos Fisioterapeutas e chumba Ordem dos Técnicos de Saúde

Parlamento aprova Ordem dos Fisioterapeutas e chumba Ordem dos Técnicos de Saúde

 

Um dia depois de o Conselho Nacional das Ordens Profissionais (CNOP) ter pedido a suspensão da criação de novas ordens, após uma reunião extraordinária na Ordem dos Médicos que contou com a presença da Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, o Parlamento aprovou esta sexta-feira a criação da Ordem dos Fisioterapeutas, mas chumbou a dos Técnicos de Saúde.

Os projectos do PS e do CDS-PP para a criação da Ordem dos Fisioterapeutas tiveram os votos favoráveis destes dois partidos e do deputado André Silva do PAN. A bancada do PSD votou contra, tal como o deputado independente socialista Paulo Trigo Pereira, e as bancadas do BE, PCP e “Os Verdes” abstiveram-se.

 

Já o projecto do PS para a criação da Ordem dos Técnicos de Saúde foi chumbado. Este diploma apenas foi votado favoravelmente pelos socialistas e pelo único deputado do PAN. O PSD e o deputado Paulo Trigo Pereira voltaram a opor-se. O CDS-PP, ao contrário do primeiro diploma, absteve-se, juntando-se, assim, ao PCP, BE e "Os Verdes".

 

O CNOP solicita uma audiência ao Presidente da Assembleia da República e aos grupos parlamentares.

Consulte a posição do CNOP.

 

lneves