Ordem solicita estatuto de membro tradicional do ICN

A decisão da Ordem dos Enfermeiros já foi comunicada ao International Council of Nurses (ICN) bem como a todas as Associações e entidades que compõem o Fórum Nacional Das Organizações Profissionais de Enfermeiros (FNOPE).

A Ordem dos Enfermeiros informou os membros do FNOPE no passado mês de Dezembro da decisão de alterar a categoria de membro de Colaboração do ICN para o modelo de colaboração na qualidade de Membro Tradicional, já que a OE é a organização generalista mais representativa dos enfermeiros em Portugal.

“A Ordem dos Enfermeiros tem a responsabilidade de estabelecer as políticas de enfermagem portuguesas, não só nacionalmente, mas também internacionalmente, para determinar o momento e o local apropriados para fazê-lo”, referiu a Bastonária da OE Ana Rita Cavaco num ofício enviado ao FNOPE e que pode ser consultado aqui.

Em 2001, a OE aderiu ao ICN com a qualidade de membro de Colaboração o que pressupunha «a existência de outros grupos / associações / sindicatos da área de Enfermagem. Nos termos do n.º3 das Disposições Finais do Protocolo de constituição da FNOPE, cada organização signatária poderá renunciar ao referido Protocolo, desvinculando-se desse modo dessa entidade».

As organizações que pretendam colaborar com o ICN podem fazê-lo, assumindo as respectivas quotizações que venham a ter lugar.

Assim sendo, a adesão de outros grupos e associações não está em causa e a Ordem dos Enfermeiros realça que a sua desvinculação da FNOPE não implica perda de qualidade de membro do ICN, logo a representação internacional não está em causa.

“Numa altura em que sindicatos de outros setores da saúde negoceiam e debatem com o Ministério condições laborais, horas extraordinárias entre outros, o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses está mais preocupado com as representações internacionais”, constata o Vice-Presidente da Ordem dos Enfermeiros Luís Barreira.

lneves