Ordem propõe contratação de três mil enfermeiros por ano até 2026

Ordem propõe contratação de três mil enfermeiros por ano até 2026

Para resolver o grave problema da falta de 30.000 enfermeiros em Portugal, identificada pela OCDE, a Ordem dos Enfermeiros lançou um repto ao Governo e a todos os grupos parlamentares: assumam um compromisso a dez anos com a contratação de três mil enfermeiros por ano, num total de 30 mil até 2026.

A proposta foi esta semana apresentada ao Ministério da Saúde e aos partidos com assento parlamentar e vincula a urgência de este compromisso ser acolhido já no próximo Orçamento do Estado para 2017, o qual está em fase de elaboração.

A contratação de três mil enfermeiros por ano equivale apenas a 0,67% do Orçamento previsto para a Saúde durante este ano e a 1,7% das despesas com pessoal assumidas no mesmo documento.

Tendo em conta o último Balanço Social Global do Ministério da Saúde e do SNS 2014, da ACSS, a proposta da Ordem de contratação faseada de enfermeiros representa apenas 2,23% dos encargos com pessoal.

“Não podemos continuar a gerir a Saúde ao dia. Este Governo e os partidos do arco da governabilidade têm de aceitar este compromisso. Não agir significa ser cúmplice da falência de um dos pilares da nossa democracia”, defende a bastonária.
Porque a saúde exige um pacto a longo prazo, a Ordem fica a aguardar respostas.

Patrícia Silva Dias