Ordem dos Enfermeiros recebe Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos para partilhar entendimentos sobre certificação e recertificação profissional

Ordem dos Enfermeiros recebe Ordem dos Médicos e Ordem dos Farmacêuticos para partilhar entendimentos sobre certificação e recertificação profissional

A Ordem dos Enfermeiros (OE) recebeu ontem, na sua sede, a Ordem dos Farmacêuticos e a Ordem dos Médicos para apresentação da Estrutura do Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP) e Plataforma de Candidatura à Idoneidade Formativa, tendo como objetivo partilhar entendimentos sobre modelos de certificação e recertificação.

Esta reunião foi liderada pela Enf.ª Lúcia Leite, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, e estiveram ainda presentes por parte da Ordem dos Enfermeiros o Presidente do Conselho de Enfermagem, Enf.º José Carlos Gomes, a Vice-presidente do Conselho de Enfermagem, Enf.ª Filomena Maia e o Coordenador da Estrutura de Idoneidades, Enf.º Francisco Mendes.

A Ordem dos Farmacêuticos esteve representada pelo Dr. Bruno Macedo, Secretário-geral, e a Ordem dos Médicos pelo Prof. Carlos Moreira, Coordenador Nacional da Auditoria e Qualidade.

A apresentação da estrutura do MDP, da Plataforma da Estrutura de Idoneidades e das opções conceptuais da Ordem dos Enfermeiros serviu de mote ao debate sobre conceitos, opções estratégicas e desenvolvimento de sinergias entre as Ordens profissionais da Saúde, tendo em conta que o trabalho conjunto reforçará a regulação profissional, bem como a segurança e qualidade de cuidados.

Os representantes das várias Ordens presentes neste encontro acreditam que o trabalho conjunto trará benefícios para o sistema de saúde e, neste sentido, acordaram voltar a reunir em setembro para prosseguir a discussão e analisar em que medida poderão vir a articular os princípios enformadores de futuros modelos de recertificação.

Ana Costa