Ordem dos Enfermeiros reage a notícias sobre encerramento de meios do INEM

Ordem dos Enfermeiros reage a notícias sobre encerramento de meios do INEM

Pedido de audiência urgente com o Dr. Manuel Pizarro aguarda resposta desde a semana passada


Lisboa, 14 de Junho de 2010 - A confirmarem-se as notícias veiculadas pela comunicação social - que dão nota do encerramento de vários meios do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em todo o País - esses factos são extremamente preocupantes e incompreensíveis.

Entende a Ordem dos Enfermeiros que a diminuição dos meios de socorro da Emergência Pré-hospitalar, sem a adequada avaliação dos mesmos e meramente baseada em razões de contenção financeira, significará apenas a diminuição da garantia de respostas atempadas e com segurança às pessoas que são vítimas de acidente ou doença súbita.

A Ordem dos Enfermeiros considera que a existência de serviços e meios que visam satisfazer necessidades permanentes dos cidadãos não deve ser gerida com soluções de carácter extraordinário, como tem sido política do INEM há diversos anos.

Preocupada com as implicações que estas medidas, a confirmarem-se, implicarão na saúde dos cidadãos, a Ordem dos Enfermeiros solicitou ao Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, uma audiência de carácter urgente para a qual ainda não obteve resposta.

O INEM, apesar de compromissos assumidos, insiste em manter um carácter sigiloso em relação a dados fundamentais, recusando-se a aprofundar um verdadeiro Plano Estratégico para a Emergência Pré-hospitalar, para o qual a Ordem dos Enfermeiros se disponibilizou a participar. Simultaneamente, o INEM insiste na adopção de medidas avulsas que são desestruturantes do sistema que suporta a Emergência Pré-hospitalar, com as implicações que daí decorrem para a segurança dos cidadãos.

Além da intervenção junto do senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, a Ordem dos Enfermeiros solicitou audiências a todos os Grupos Parlamentares, tendo já sido recebida pelo Bloco de Esquerda e pelo Partido Socialista. Durante esta semana decorrerão as audiências com o Partido Comunista Português e com o Partido Social Democrata.

O Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros

lneves