Ordem dos Enfermeiros presente no 25º Congresso Quadrienal do Conselho Internacional dos Enfermeiros

Ordem dos Enfermeiros presente no 25º Congresso Quadrienal do Conselho Internacional dos Enfermeiros

Uma delegação da Ordem dos Enfermeiros (OE), liderada pelo Enf.º Germano Couto, Bastonário da OE, participou no 25º Congresso Quadrienal do Conselho Internacional dos Enfermeiros (International Council of Nurses - ICN), que se realizou entre 19 e 22 de maio, em Melbourne, na Austrália.

«Equidade e Acesso aos Cuidados de Saúde» foi o tema da edição deste ano que contou com a participação dos dois novos membros do ICN, a China e a Palestina. Participaram no evento mais de 4.000 enfermeiros de 135 países com o objetivo de partilhar conhecimentos e discutir as prioridades globais da saúde.

Participação portuguesa

O congresso internacional deste ano ficou marcado pelo número histórico de simpósios apresentados pela OE: sete. Recorde-se que, em 2005, em Taiwan, foi apresentado apenas um, em 2007, no Japão, dois simpósios, em 2009, na África do Sul, foram escolhidos três, e em 2011, em Malta, a OE não apresentou simpósios.

 

 

 

Os temas apresentados em Melbourne foram: o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP); o modelo integrado de emergência pré-hospitalar; a prescrição por enfermeiros (em conjunto com o Consejo General de Enfermería de España); o enfermeiro de família; e as principais barreiras no acesso aos cuidados de saúde em Portugal a partir do ponto de vista dos municípios.

Além dos simpósios, a OE apresentou três comunicações livres e três pósteres.

 

 

 

Equidade na afetação de recursos na área da saúde, a estratégia nacional de integração dos sem-abrigo e incentivos aos profissionais de saúde foram as temáticas apresentadas nas comunicações livres.
 
Os três pósteres selecionados incidiam sobre o enfermeiro de família; a acreditação dos padrões de prática clínica e a qualidade dos cuidados de Enfermagem; e por último, sobre o rumo dos cuidados integrados em Portugal.

 

 

 

Presidência do ICN

A Enf.ª Judith Shamian, natural do Canadá, foi eleita como 27ª Presidente do ICN. A eleição teve lugar no âmbito do Conselho Nacional de Representantes (Council of National Representatives - CNR), a assembleia-geral do ICN, que decorreu entre 16 e 19 de maio, na cidade de Melbourne, na Austrália. De realçar que a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da OE entre 2004 e 2011, recandidatou-se a um segundo mandato no Conselho Diretivo daquela instituição, não tendo sido eleita.

Foram ainda eleitos para o Conselho Diretivo do ICN os seguintes enfermeiros: Bagooaduth Kallooa (Maurícias), Ioannis Leontiou (Chipre), Paul Pace (Malta), Elsa B. Friðfinnsdóttir (Islândia), Jürgen Osterbrink (Alemanha), Annette Kennedy (Irlanda), Pierre Théraulaz (Suíça), Eva Reyes Gómez (México), Elba Olivera Choque (Bolívia), Marlen Calvo Solano (Costa Rica), Sheuan Lee (Taiwan), Jintana Yunibhand (Tailândia).

Os enfermeiros Peter Požun (Eslovénia), Marlene Smadu (Canadá) e Masako Kanai-Pak (Japão) foram reeleitos para mais quatro anos de mandato no Conselho Diretivo.

 

 

Comunicado do CNR dirigido à Assembleia Mundial de Saúde

Ainda no âmbito do CNR, as associações representantes dos enfermeiros revelaram-se preocupadas com o que está a acontecer na Organização Mundial de Saúde (OMS) – a erradicação de peritos em Enfermagem. Os cargos de chefia ocupados por enfermeiros na OMS estão a desaparecer. Há uma ausência visível de enfermeiros nos cargos de liderança, além de uma redução no número de peritos na própria sede da OMS e nas várias delegações regionais. A posição dos enfermeiros dentro da Organização caiu de 2,6%, em 2000, para 0,7%, em 2011 e para 0,6%, em 2012. Para o CNR, é necessário corrigir urgentemente esta situação.

 

 

 

Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®)

O ICN anunciou o lançamento de uma nova versão da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE®). Segundo dados relativos à versão 2013, houve um aumento de 15% em relação a 2011 no que diz respeito a diagnósticos e demonstrações de resultados, bem como um aumento de 50% relativamente às declarações de intervenção.

Até à data, a CIPE® já foi traduzida para 14 idiomas.

Atribuição de Prémios

Mary Robinson, a primeira mulher Presidente da Irlanda, ex-Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e recém-nomeada Enviada Especial da ONU para a região dos Grandes Lagos de África, recebeu o Prémio de Saúde e Direitos Humanos 2013 do ICN.

A distinção, formalmente apresentada este ano no Congresso, confere a estima e o reconhecimento de 12 milhões de enfermeiros de todo o mundo relativamente às contribuições de Mary Robinson na área da Saúde e dos Direitos Humanos. Este é o único prémio concedido pelo ICN a alguém que não é enfermeiro.

A farmacêutica multinacional Pfizer recebeu o Prémio Parceiros em Desenvolvimento 2013. A distinção reconhece fundações, empresas, organizações não-governamentais e outros grupos que têm demonstrado investimento e liderança excecional em Enfermagem, além da capacidade em fornecer cuidados de saúde, trazendo benefícios para a saúde das populações. O prémio foi entregue durante a cerimónia de abertura do 25 º Congresso Quadrienal do ICN.

O Prémio Christiane Reimann 2013, prémio internacional de maior prestígio na Enfermagem, foi entregue à Enf.ª Kirsten Stallknecht, ex-presidente do ICN. Esta enfermeira dinamarquesa dedicou mais de 50 anos a melhorar as condições de trabalho dos enfermeiros, em particular dos afetados pela guerra, pelas dificuldades financeiras e catástrofes, e dos que trabalham em países subdesenvolvidos.

Este prémio é concedido em reconhecimento da excelente visão, liderança e compromisso com o avanço do conhecimento de enfermagem.


 

patriciag