Ordem dos Enfermeiros indignada com composição do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar

Ordem dos Enfermeiros indignada com composição do Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar

Lisboa, 25 de Agosto de 2011 – A Ordem dos Enfermeiros (OE) tomou conhecimento, através do Diário da República, de um despacho do Sr. Ministro da Saúde onde é nomeado o Grupo Técnico para a Reforma Hospitalar. De forma surpreendente, constatámos que não há um único enfermeiro na sua composição. Só pode tratar-se de um lapso.

Tal facto é, para a OE, inaceitável. Os enfermeiros são o maior grupo profissional a laborar nos hospitais, os que melhor conhecem as dinâmicas do seu funcionamento e os únicos com contacto permanente com os doentes 24 horas diárias. Acresce que, de há longa data, pertencem aos Conselhos de Administração e, bem assim, às direcções de Departamento e chefias de Serviço. Desperdiçar este capital de conhecimento e competências “fere de morte” o estudo que agora se quer levar a cabo.

A nossa estranheza aumenta ainda mais, quando consultamos a missão e os objectivos deste grupo técnico. A OE tem vindo a apresentar diversas propostas que visam exactamente uma gestão mais racional da saúde e dos hospitais. Ainda recentemente, no memorandum que enviámos ao Sr. Ministro da Saúde a 27 de Julho, sugerimos um conjunto de medidas para uma melhor utilização dos recursos, como a melhoria das taxas de ocupação hospitalares, a utilização plena dos Blocos Operatórios, a escolha criteriosa dos materiais clínicos no ajuste do custo/eficácia, a adopção de sistemas de informação interoperáveis e a entrada em funcionamento do Registo de Saúde Electrónico.

Estranhamos, pois, este lapso e solicitámos hoje através de protocolo a correcção célere desta situação, incorporando os enfermeiros neste grupo técnico. A OE deixou ainda claro ao governante que, se tal não acontecer, irá retirar as «ilações políticas e profissionais que resultam desta omissão».

Aguardamos também a marcação da audiência pedida em Julho ao Sr. Ministro da Saúde.

Enf.º Jacinto Oliveira,
Vice-presidente do Conselho Directivo da Ordem dos Enfermeiros
,
com delegação de competências da Sra. Bastonária

Ana Saianda