Ordem dos Enfermeiros elabora proposta de carteira básica a contratualizar para as UCC

Ordem dos Enfermeiros elabora proposta de carteira básica a contratualizar para as UCC

A Ordem dos Enfermeiros (OE) elaborou uma proposta de carteira básica dos serviços que devem ser contratualizados para as Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). A proposta será apresentada à Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e tem como principal objetivo uniformizar a resposta em termos de cuidados de saúde prestados à população.

Para a OE, esta proposta servirá como instrumento de negociação com a ACSS para a generalização do processo de contratualização interna e externa dos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACeS) e UCC.

O documento em questão não inviabiliza a inclusão no futuro de outros programas/projetos e não invalida os programas/projetos já desenvolvidos pelas UCC, em resposta a necessidades específicas identificadas nas comunidades em que se inserem. 

A Ordem apresenta como proposta de «carteira básica» para as UCC os seguintes programas/projetos:

     • Programa Nacional de Saúde Escolar;

     • Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados – Equipas de Cuidados Continuados Integrados;

     • Ação de Saúde para Crianças e Jovens em Risco – Núcleo de Apoio a Crianças e Jovens em Risco;

     • Preparação para a Parentalidade.

De acordo com o quadro de referência da Ordem dos Enfermeiros para a construção de indicadores – de estrutura, de processo e de resultado – foram selecionados diferentes indicadores, cujos bilhetes de identidade foram já construídos.

A proposta de carteira básica foi elaborada numa iniciativa conjunta do Conselho Diretivo, do Conselho de Enfermagem, da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária e da Estrutura de Sistemas de Informação em Enfermagem.

patriciag