Ordem dos Enfermeiros constata falta de enfermeiros no ACeS de Espinho/Vila Nova de Gaia

Ordem dos Enfermeiros constata falta de enfermeiros no ACeS de Espinho/Vila Nova de Gaia

A Ordem dos Enfermeiros (OE) realizou, no passado dia 10 de novembro, uma visita institucional ao Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Espinho/Vila Nova de Gaia. Desta visita ressalta a grave carência de enfermeiros que conduziu já, inclusivamente, à fusão de algumas unidades funcionais e suspensão de todos os programas das Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) – à exceção da Equipa de Cuidados Continuados Integrados (ECCI) e do Programa de Preparação para a Parentalidade.

De maneira a rentabilizar os poucos recursos existentes, foi efetuada uma reorganização das UCC deste ACeS – passando de quatro para duas unidades funcionais. A redução do número de camas nos cuidados continuados integrados foi outra das consequências (das 40 contratadas estão em funcionamento apenas 30).

No que diz respeito ao funcionamento das UCC, a Ordem dos Enfermeiros constatou que dos 30 enfermeiros necessários apenas existem 11. Contudo, seis não estão a exercer funções - três por baixa prolongada, um por doença prolongada e duas enfermeiras por gravidez de risco – o que significa que faltam na prática 25 enfermeiros para o regular funcionamento das UCC.

Apesar de estar a decorrer um concurso para a admissão de enfermeiros na Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), não existirão ganhos efetivos, na medida em que este processo de recrutamento apenas servirá para regularizar a situação de alguns enfermeiros que já trabalham neste ACeS. 

Relativamente ao Programa de Preparação para a Parentalidade, a Ordem dos Enfermeiros reforçou que apenas poderá funcionar se existirem enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, pois apenas estes detêm competências para desenvolver este Programa.

Estiveram presentes nesta visita, além do Digníssimo Bastonário, Enf. Germano Couto, a Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro, Enf.ª Isabel Oliveira, e o Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Norte, Enf. Jorge Cadete. A comitiva da OE foi recebida pelo Diretor Executivo do ACeS, Dr. José Carlos Leitão Teixeira, e pelas duas Vogais de Enfermagem do Conselho Clínico, Enf.ª Cândida Santos e Enf.ª Dulce Sousa.

patriciag