Ordem dos Enfermeiros conquista Vice-presidência da EFN

Ordem dos Enfermeiros conquista Vice-presidência da EFN

O Enf. Bruno Noronha, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros, acaba de ser eleito Vice-presidente da European Federation of Nurses Associations (EFN) no mandato 2014/2016.

A eleição ocorreu esta manhã, no âmbito da Assembleia Geral da EFN que hoje termina em Dublin, na Irlanda. O Enf. Bruno Noronha conquistou a maioria dos votos contra a Enf.ª Darinka Klemenc, da Nurses and Midwives Association of Slovenia.

Com esta eleição, a Enfermagem portuguesa vê, uma vez mais, formalmente reconhecido o seu valor a nível internacional.

Da mesma forma, a presença do Enf. Bruno Noronha na Vice-presidência da EFN trará uma maior diversidade de contributos, nomeadamente no que diz respeito à realidade do Sul europeu.

Recorde-se que «Enriquecer o trabalho da EFN» foi o lema da candidatura do Enf. Bruno Noronha, que se propõe a:

           - valorizar o Comitê Executivo da EFN com a perspetiva de uma associação profissional reguladora; 

           - promover o alargamento dos membros da EFN em cerca de 15%;

           - contribuir para «o fortalecimento do Comitê Executivo da EFN e da representatividade dos membros da Federação numa União Europeia mais complexa, mais ampla e com maiores desafios sociais, económicos e de saúde».

A EFN é composta por associações nacionais de enfermeiros oriundas de 34 países, representando mais de 1.000.000 de enfermeiros. A European Federation of Nurses Associations tem por missão influenciar, a nível nacional e internacional, os decisores políticos e a sociedade em geral em prol da Enfermagem.


 

lneves