Ordem dos Enfermeiros com participação histórica no Congresso do ICN

Ordem dos Enfermeiros com participação histórica no Congresso do ICN

Uma delegação da Ordem dos Enfermeiros (OE) irá apresentar em Melbourne, Austrália, um número histórico de simpósios sobre a realidade da Enfermagem Portuguesa. Sete é o número de trabalhos deste cariz que estão a ser preparados, sendo que este será o evento do Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses – ICN) em que a OE irá apresentar mais simpósios.

Trata-se de um momento histórico, porque em cinco participações enquanto membro do ICN, 2013 será o ano em que a OE irá apresentar mais simpósios. Recorde-se que, em 2011, em Malta, a organização não selecionou nenhum simpósio proposto pela OE para apresentação, em 2009, na África do Sul, foram escolhidos três, em 2007, no Japão, dois simpósios e, em 2005, em Taiwan, apenas um.

De realçar que um simpósio é uma sessão com 80 minutos de duração. Durante este período, os autores têm a possibilidade não só de apresentar os seus trabalhos, mas também de interagir com o público. O facto de a OE ter conseguido chamar a si a responsabilidade pela apresentação de sete simpósios é, não só dignificante para a Enfermagem Portuguesa, mas também considerado, só por si, uma vitória. É que ter tamanho espaço e visibilidade no maior encontro da Enfermagem a nível internacional dá provas do peso e da influência que a instituição já granjeou a nível externo.

Há que explicitar que, nos congressos e conferências do ICN os participantes têm a possibilidade de apresentar simpósios, comunicações livres em sessões paralelas e pósteres. De referir que uma comunicação livre é uma apresentação de 15 a 20 minutos integrada numa sessão de 80 minutos que, em regra, conta três a quatro oradores. Já os pósteres são expostos num local escolhido no recinto que recebe o evento.

A participação no Congresso do ICN fica também marcada pela apresentação de três comunicações livres e de três pósteres.

Os temas abordados nos sete simpósios que serão apresentados em Melbourne são: o Modelo de Desenvolvimento Profissional (MDP), que será apresentado em inglês e francês; o modelo integrado de emergência pré-hospitalar; a prescrição por enfermeiros (em conjunto com o Consejo General de Enfermería de España); o enfermeiro de família, que será apresentado em francês e espanhol; e as principais barreiras no acesso aos cuidados de saúde em Portugal a partir do ponto de vista dos municípios.

Quanto às comunicações livres, estas serão sobre: equidade na afetação de recursos na área da saúde, a estratégia nacional de integração dos sem-abrigo e incentivos aos profissionais de saúde.

Por último, os três pósteres selecionados serão sobre o enfermeiro de família no que respeita ao contexto dos cuidados de Enfermagem, a acreditação dos padrões de prática clínica e a qualidade dos cuidados de Enfermagem e o rumo dos cuidados integrados em Portugal.

O Congresso do ICN irá realizar-se na cidade australiana de Melbourne entre 19 e 22 de maio próximos. É ainda de sublinhar que a OE ainda tem a possibilidade de vir a apresentar mais um simpósio, que está atualmente em lista de espera para apresentação.

De seguida encontra a lista dos trabalhos propostos pela OE aceites para apresentação:

1) Simpósios

 Título

 Tema

 Modèle de développement professionnel en essayant de répondre aux besoins de la santé de la portugaise

 Regulação e legislação

 Main barriers in the access of healthcare in Portugal: the municipalities vision: opportunity for proximity care

 Sistemas de cuidado e acesso, qualidade e economia

 Modelo Integrado de Emergência Pré-Hospitalar

 Saúde e bem-estar

 La prescripción por parte de las enfermeras como una palanca para aumentar la
Eficiencia de los sistemas de sanidad

 Sistemas de cuidado e acesso, qualidade e economia

 Professional Development Model trying to meet the health’s needs of the Portuguese

 Regulação

 Infirmière de Famille: de l'intention à la mise en œuvre et la consolidation

 A força de trabalho na Enfermagem e o local de trabalho

 Enfermera de la Familia: de la intención a la ejecución y consolidación. 

 A força de trabalho na Enfermagem e o local de trabalho


2) Comunicações livres

 Título

 Tema

 Equity in the affectation of resources in healthcare: what are the choices?

 Tecnologia como suporte à equidade e ao acesso

 Estrategia nacional de integración de las personas sin hogar

 Ética / Direitos humanos

 Incentivos a los profesionales sanitarios

  Liderança / Gestão


3) Pósteres

 Título

 Tema

 Integrated Health Care in Portugal – where are we heading?

 Sistemas de cuidado e acesso, qualidade e economia

 Family Nurse: A new look in the context of the nursing care

 Sistemas de cuidado e acesso, qualidade e economia

 Accreditation of Clinical Practice Settings and Nursing Care Quality

 Regulação e legislação



 

lneves