Ordem dos Enfermeiros assinala Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Bragança

Ordem dos Enfermeiros assinala Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) em Bragança

No próximo dia 20 de novembro, a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação (MCEER) da Ordem dos Enfermeiros (OE), em parceria com a Escola Superior de Saúde de Bragança/IPB, a Unidade Local de Saúde do Nordeste e a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, vai realizar em Bragança, diversas atividades inseridas nas comemorações do Dia Mundial da DPOC.

A comemoração deste dia inicia-se com uma Conferência, que terá lugar no Auditório da Escola Superior de Saúde de Bragança/IPB, tendo como participantes na Sessão de Abertura, às 09H30, Ângela Prior, Enfermeira Diretora da Unidade Local de Saúde do Nordeste; Helena Pimentel, Diretora da Escola Superior de Saúde/IPB; Leonel Preto, Diretor do Curso de Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da ESSA/IPB e representantes da MCEER da OE e da Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação. A Conferência tem início às 10H00 e terá como oradora Sónia Casado, da Unidade Local de Saúde do Nordeste – UCC Carrazeda de Ansiães.

A DPOC é uma doença de evolução lenta e progressiva, caracterizada por uma obstrução brônquica persistente, só parcialmente reversível, que pode afetar negativamente a qualidade de vida dos indivíduos. O sintoma mais frequente é a sensação de falta de ar que pode conduzir a limitações graves, nomeadamente no desempenho das atividades diárias.

Em Portugal, a DPOC afeta cerca de 800 mil pessoas e constitui a 2ª causa de internamento por doença respiratória, conduzindo a graus de incapacidade relevantes e elevada mortalidade. A DPOC ocupa o 4º lugar das causas de morte em todo o mundo, sendo responsável por 3 milhões de mortes por ano.

O principal fator desencadeante da DPOC é o fumo de tabaco, tanto para fumadores ativos, como para os que a ele estão expostos passivamente. As orientações para o tratamento da DPOC incluem, entre outras medidas, a suspensão dos hábitos tabágicos, tratamento da sintomatologia e integração do exercício físico nos programas de reabilitação pulmonar. Estas medidas permitem prevenir a evolução da doença, diminuir o número de agudizações e, consequentemente, reduzir o número de internamentos e melhorar a qualidade de vida destes doentes.

No âmbito desta comemoração, vão-se ainda realizar durante o dia, rastreios de sinais/sintomas de DPOC e sensibilização para a prevenção e controlo dos fatores de risco com ênfase na evicção tabágica, pelas 11H00, na Escola Superior de Saúde de Bragança e, pelas 13H00, no Bragança Shopping.

Pretende-se com este evento sensibilizar a população para as vantagens de adotar hábitos de vida saudáveis, diminuindo assim o risco de DPOC e promover a reflexão sobre as várias formas de apoiar a pessoa com DPOC, capacitando-a para a gestão e controlo da doença. 

Para mais informações consulte a página de eventos OE.

patriciag