Ordem dos Enfermeiros assina protocolo com a FNAEE para divulgar Modelo de Desenvolvimento da Profissão

Ordem dos Enfermeiros assina protocolo com a FNAEE para divulgar Modelo de Desenvolvimento da Profissão

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem (FNAEE) assinaram a 4 de fevereiro de 2014, na Secção Regional do Centro, em Coimbra, um protocolo de cooperação que tem como objetivo promover o diálogo e a divulgação do Modelo de Desenvolvimento da Profissão (MDP) junto dos estudantes de Enfermagem, proporcionando-lhes um conhecimento efetivo sobre este processo de certificação de competências e individualização de especialidades.

As duas entidades comprometem-se a desenvolver e implementar, em conjunto, medidas para a concretização do MDP, nomeadamente:

                   - a preparação e divulgação de material informativo relacionado com o Exercício Profissional Tutelado (EPT) e Desenvolvimento Profissional Tutelado (DPT) destinado a alunos de Enfermagem e a enfermeiros; 

                   - a participação em ações de divulgação e marketing sobre o MDP, em congressos, seminários, conferências e sessões de esclarecimento, a realizar dentro e fora das faculdades, promovidas pela FNAEE ou pelas associações de estudantes e associações académicas representadas pelos seus núcleos de Enfermagem que se inserem na federação, bem como no Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem (ENEE);

                   - a ligação entre o portal da FNAEE e o website da OE, como meio de atualização permanente de informação relativa ao MDP.

 

 

A assinatura deste protocolo evidencia o entendimento entre profissionais e estudantes em torno do Modelo de Desenvolvimento da Profissão aprovado pelos enfermeiros e que ultrapassa, em muito, a mera certificação de competências e atribuição de títulos.

Estiveram presentes na assinatura do protocolo o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Enf. Germano Couto; o Presidente da FNAEE, Enf. Marco Gonçalves; a Vice-presidente da OE, Enf.ª Lúcia Leite; o Presidente do Conselho de Enfermagem, Enf. José Carlos Gomes e a Presidente do Conselho Diretivo Regional da Secção Regional do Centro, Enf. Isabel Oliveira.

lneves