Ordem dos Enfermeiros apela à participação dos enfermeiros portugueses nas eleições europeias

Ordem dos Enfermeiros apela à participação dos enfermeiros portugueses nas eleições europeias


É já no mês de maio que os cidadãos dos Estados-membros da União Europeia (UE) irão eleger os eurodeputados para o Parlamento Europeu (PE). Neste sentido, a Ordem dos Enfermeiros apela à participação de todos os enfermeiros portugueses na escolha dos 21 eurodeputados portugueses que irão representar os interesses do País, em Bruxelas.

As eleições europeias irão realizar-se entre 22 e 25 de maio, sendo que o ato está agendado, em Portugal, para 25 de maio, domingo. Os cidadãos dos 28 Estados-membros irão eleger 751 eurodeputados para um mandato de cinco anos no PE, única instituição europeia eleita diretamente pela população.


Os eurodeputados irão ser responsáveis, pela primeira vez, pela eleição do Presidente da Comissão Europeia (CE), órgão executivo comunitário. De acordo com as regras em vigor, os Chefes de Estado e de Governo da UE, mediante os resultados das eleições para o PE, irão propor o candidato que irá liderar a CE nos próximos anos.

Além de debater e aprovar legislação, o PE discute e aprova o orçamento da UE e fiscaliza outras instituições europeias. Visto que é a única instituição eleita pelos cidadãos, é fundamental que todos os eleitores participem e que os enfermeiros manifestem nas urnas a sua vontade.


Para mais informação, consulte o website das eleições europeias.

Obtenha aqui mais informação sobre as eleições europeias em Portugal.

patriciag