Ordem divulga projeto de investigação luso-brasileiro «Burnout na Saúde»

Ordem divulga projeto de investigação luso-brasileiro «Burnout na Saúde»

A Ordem dos Enfermeiros participa, a pedido do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), na divulgação do projeto luso-brasileiro «Burnout na Saúde» que tem como objetivo estudar e validar para a população de língua portuguesa (Portugal e Brasil) três instrumentos de medição de Burnout em profissionais de saúde.

Através deste projecto são validados três inventários de Burnout para médicos, enfermeiros e pessoal administrativo que se encontram distribuídos por unidades de saúde de norte a sul de Portugal incluindo as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores. O Burnout carateriza-se por ser um estado de exaustão física e psicológica permanente associado a descrença na função e na baixa realização profissional. Os instrumentos de avaliação da síndrome de Burnout são ainda iniciais, nomeadamente no que diz respeito à estrutura fatorial e às qualidades psicométricas da medida.

O estudo é realizado pelo Dr. João Marôco, professor associado do Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA), e pela Dr.ª Juliana Campos, professora da Universidade Estadual Paulista.

Participe neste projeto e preencha o questionário online até ao dia 15 de agosto de 2013.

patriciag