Ordem defende enfermeiros contra processo da ARS Algarve

A Administração Regional de Saúde do Algarve arquivou o processo que tinha movido contra os enfermeiros que denunciaram faltas graves de material no Centro de Saúde de Faro. A Bastonária da OE contactou directamente o presidente da ARS, mesmo antes dos colegas serem ouvidos, para deixar claro que não aceitaria qualquer tipo acção disciplinar sobre os profissionais.

“Foi com surpresa que percebi que estes processos estava a correr. Os enfermeiros fizeram aquilo que lhes competia: denunciar situações em que a segurança dos cuidados estava ameaçada. Logo que fui informada sobre o que se estava a passar, liguei ao presidente da ARS Algarve. Nenhum enfermeiro neste país pode ser punido por fazer aquilo que deve ser feito: defender os doentes e o SNS”, sublinha Ana Rita Cavaco.

Para a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, este é um momento de viragem. “É assim que se mudam mentalidades e se coloca um ponto final na cultura do silêncio”. Sérgio Branco, presidente da Secção Regional do Sul da OE que acompanhou o processo, apela a que “todos os enfermeiros do país sigam o exemplo dos colegas de Faro, denunciando à Ordem todas as situações que coloquem em causa a segurança dos cuidados.

CLÁUDIO ALEXANDRE SILVA COSTA