Ordem assina protocolo para simplificar sistemas de informação

Ordem assina protocolo para simplificar sistemas de informação

A Ordem dos Enfermeiros (OE) e a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), EPE assinaram, a 10 de Janeiro, um protocolo de cooperação centrado na poupança de tempo nos registos, simplificação e validação dos conteúdos dos Sistemas de Informação em Enfermagem (SIE). O acordo também vai possibilitar o envolvimento da Ordem nos projectos da SPMS, além de fomentar a formação e investigação nesta área.

“Estamos no caminho certo para que os cuidados de excelência sejam universais às unidades de saúde, simplificando procedimentos, mas reforçando a sua utilidade para os utentes, enfermeiros, gestores e decisores políticos”, refere Luís Barreira, Vice-presidente da OE. Além disso, “este protocolo vai ao encontro das conclusões do inquérito que realizámos junto dos membros sobre os SIE”.

Uma das primeiras medidas resultantes do protocolo traduz-se na criação de um grupo de trabalho da Ordem que vai apoiar as equipas técnicas da SPMS na melhoria dos SIE, em particular nos Cuidados de Saúde Primários.

Pretende-se, assim, a melhoria da usabilidade dos Sistemas de Informação em Enfermagem utilizados no Serviço Nacional de Saúde, com registos mais simples e úteis para os profissionais de saúde e utentes.

A assinatura do protocolo foi formalizada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, e por Luís Barreira, Vice-presidente da OE. 

lneves