Novo PNV - Administração da vacina contra infeções por Vírus do Papiloma Humano (HPV) revista e atualizada

Novo PNV - Administração da vacina contra infeções por Vírus do Papiloma Humano (HPV) revista e atualizada

O esquema de vacinação recomendado para o Plano Nacional de Vacinação (PNV), nomeadamente a administração da vacina contra infeções por Vírus do Papiloma Humano (HPV), sofreu alterações. Neste sentido, a Ordem dos Enfermeiros alerta os membros para a sua revisão e atualização.

A administração da vacina contra infeções por HPV era recomendada aos 13 anos, «apenas a raparigas, num esquema de 3 doses (0, 2 e 6 meses)». O Resumo das Características do Medicamento (RCM) sofreu, recentemente, alterações quanto à sua posologia, «no sentido de ser administrada a indivíduos dos 9 aos 13 anos (inclusive), de acordo com um esquema de 2 doses (0,5 ml aos 0 e 6 meses)».

Consequentemente, a Comissão Técnica de Vacinação propôs ao Ministério da Saúde «um esquema de duas doses (aos 0 e 6 meses) a administrar a raparigas entre os 10 e os 13 anos de idade, em simultâneo com a administração da vacina contra o tétano e a difteria (Td)».



O Despacho n.º 11961/2014 revoga assim o antigo Despacho n.º 17067/2011.

O PNV, em vigor desde 1965, é revisto e atualizado regularmente para «acompanhar o desenvolvimento a nível científico e tecnológico, as alterações do padrão epidemiológico das doenças, a atitude dos cidadãos perante medidas preventivas, o desenvolvimento social e a evolução dos serviços de saúde».

Consulte aqui o Despacho em vigor.

patriciag