Ministério compromete-se a enviar, até ao final de Abril, proposta de Plano Estratégico para os Recursos Humanos em ambiente pré-hospitalar

Ministério compromete-se a enviar, até ao final de Abril, proposta de Plano Estratégico para os Recursos Humanos em ambiente pré-hospitalar

 

Até aprovação desse plano, mantém-se o actual funcionamento de recursos do INEM


Lisboa, 22 de Abril de 2010 - A Ordem dos Enfermeiros (OE) reuniu, ao início da noite de ontem, com o Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, para falar sobre Emergência Pré-hospitalar e Cuidados de Saúde Primários (CSP).

            1. Na sequência deste encontro, o senhor Secretário de Estado Adjunto e da Saúde assumiu o compromisso de, até ao final de Abril, enviar à Ordem dos Enfermeiros uma proposta de Plano Estratégico para os Recursos Humanos em ambiente pré-hospitalar. A Ordem dos Enfermeiros congratula-se com esta decisão, uma vez que desde longa data considera este plano como um elemento estratégico. A OE espera que esta seja uma primeira etapa para a elaboração de um plano mais abrangente para a Emergência Pré-hospitalar.

            2. O Dr. Manuel Pizarro garantiu à Ordem dos Enfermeiros que, até à aprovação do plano estratégico acima referido, não haverá qualquer alteração no funcionamento dos recursos do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica).

            3. No que diz respeito aos Cuidados de Saúde Primários, estima-se que a curto-prazo sejam criadas condições de estabilidade para os enfermeiros hoje alocados à reforma dos CSP, independentemente do seu tipo de vínculo.

Na reunião de ontem estiveram presentes a Enf.ª Maria Augusta Sousa, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Enf.º Jacinto Oliveira, Vice-presidente do Conselho Directivo da OE, e o Enf.º Júlio Branco, Secretário do Conselho Directivo da OE. Além do Dr. Manuel Pizarro, também participou o Dr. André Azevedo, Chefe de Gabinete do Dr. Manuel Pizarro.

Enviamos em anexo uma fotografia do encontro. 

lneves