MCEEC e SRN organizam tertúlia «A Unidade de Saúde Pública e o Desenvolvimento Profissional Tutelado»

MCEEC e SRN organizam tertúlia «A Unidade de Saúde Pública e o Desenvolvimento Profissional Tutelado»


A Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária  (MCEEC) e a Secção Regional do Norte (SRN) organizaram, em parceria, a tertúlia «A Unidade de Saúde Pública e o Desenvolvimento Profissional Tutelado» que teve lugar no auditório da SRN, no dia 15 de Maio, às 16h00.

Estiveram presentes na tertúlia, como palestrantes convidados, enfermeiros da Mesa do Colégio e enfermeiros especialistas em Enfermagem comunitária que laboram em Unidades de Saúde Pública (USP).

 

 


O Enf. Pedro Melo apresentou uma comunicação sobre «A Prática Clínica Especializada nas USP» onde falou da «articulação entre as competências especializadas, a organização e metodologia de trabalho na USP, o processo de Enfermagem e a tomada de decisão clínica avançada, os indicadores sensíveis aos cuidados de Enfermagem especializados nesta unidade, a contratualização específica para os enfermeiros e uma reflexão sobre a liderança do enfermeiro especialista em Enfermagem comunitária da USP enquanto gestor de processos, dos sistemas de informação e dos recursos no ACeS».

 


O Enf. Sérgio Sousa apresentou uma comunicação sobre «O Padrão de Documentação da Prática Clínica na USP – ULS Matosinhos» e a Enf.ª Paula Serdoura partilhou as dificuldades vivenciadas no «Processo de candidatura à acreditação da Idoneidade Formativa da Unidade de Saúde Pública de Santo Tirso».

A tertúlia contou também com a presença do Enf. Renato Pinto, do Grupo de Apoio aos Sistemas de Informação de Enfermagem, que afirmou que o SAPE não está adaptado às Unidades de Saúde Pública sendo necessário criar-se um sistema de informação para responder às USP.

A MCEEC congratula-se com a presença de tantos colegas deste colégio bem como dos seus preciosos contributos e interatividade no PENSAR e SER Enfermagem comunitária nas Unidades de Saúde Pública.

A MCEEC agradece ao Presidente da Secção Regional do Norte, Enf. Jorge Cadete, e à Presidente do Conselho de Enfermagem da SRN, Enf.ª Filomena Maia, por terem tornado possível esta tertúlia.

A Presidente da Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem Comunitária,

Enf.ª Maria do Céu Ameixinha de Abreu

 

patriciag