MAC: Fecho da Urgência torna inadiável solução para os Especialistas

MAC: Fecho da Urgência torna inadiável solução para os Especialistas

A Ordem dos Enfermeiros (OE) considera ser cada vez mais urgente e inadiável encontrar uma solução para a situação dos Enfermeiros Especialistas face às informações de hoje sobre o encerramento da urgência da Maternidade Alfredo da Costa.

“Este assunto não pode, de modo nenhum, depender de um calendário político. Esperar até Setembro por uma solução é admitir o caos nos serviços e aceitar que os cuidados prestados e a vida das pessoas podem estar em risco. Nós recusamo-nos a aceitar”, assume o Vice-Presidente da Ordem, Luís Barreira.

Num ofício enviado ao Governo e ao Presidente da República, a OE alerta para o fecho da urgência da MAC até, pelo menos, às 15 horas desta terça-feira, o que obrigou à transferência de grávidas para outras instituições, revelando que a consulta de gravidez de risco e o internamento de materno-fetal estão sem Enfermeiros Especialistas. A Ordem adianta ainda que, desde 14 de Julho último, não se realizam consultas de preparação para o parto e que apenas seis das 11 salas de parto estão em funcionamento.

“O senhor ministro da Saúde continua a afirmar que tudo decorre com normalidade, mas a verdade é que está a permitir que se ultrapassem os níveis aceitáveis de segurança na prestação de cuidados”, defende Luís Barreira.

Filipe Carvalho