Livro comemorativo do Dia Internacional do Enfermeiro «Combater a desigualdade: da evidência à ação»

Livro comemorativo do Dia Internacional do Enfermeiro «Combater a desigualdade: da evidência à ação»

O Dia Internacional do Enfermeiro (DIE) foi criado pelo Conselho Internacional de Enfermeiros (International Council of Nurses - ICN), e assinala a data do aniversário (12 de maio) do nascimento de Florence Nightingale, considerada a fundadora da Enfermagem moderna.

A Ordem dos Enfermeiros, a exemplo de anos anteriores, adotou o lema das comemorações do DIE escolhido pelo ICN. O lema para 2012 é «Combater a desigualdade: da evidência à ação», no original em inglês «Closing the Gap: From Evidence to Action». Poderá consultar aqui o livro, que está apenas disponível em versão eletrónica.

Mais uma vez, a Ordem dos Enfermeiros traduziu, para a língua portuguesa, a publicação do ICN que aborda a temática. Este ano, o lema baseia-se no facto de os serviços de saúde estarem a ser confrontados com a redução dos recursos financeiros e com desigualdades na qualidade e quantidade dos cuidados.

Além disso, esta obra contribui para a capacitação dos enfermeiros no sentido de: identificarem a evidência a utilizar, saberem interpretá-la e perceberem se os resultados esperados são suficientemente importantes para mudar a prática ou, em alternativa, usar os recursos noutros locais onde poderão ser preciosos e necessários.

 

Compreender a Prática Baseada na Evidência

A Prática Baseada na Evidência é um método de resolução de problemas no âmbito da decisão clínica que incorpora a identificação da melhor e mais recente evidência, experiência e avaliação clínica, bem como das preferências do cliente no contexto do cuidar.

A realidade é que os hábitos da prática, em alternativa à prática baseada na evidência, contribuem para variações na prática. Estas traduzem-se em serviços menos eficientes, menos eficazes e mais desiguais.

Artigo baseado no capítulo 1 do Kit do Dia Internacional do Enfermeiro 2012.

 

Fontes de Evidência

À medida que a Enfermagem se tem desenvolvido como disciplina, os enfermeiros têm abandonado uma tradição de aprendizagem oral para a pesquisa bibliográfica especializada. O crescimento da cultura baseada na evidência e a necessidade de partilhar informação relacionada com a efetividade clínica, de forma mais eficiente, tem conduzido a melhorias significativas no acesso à informação.

Contudo, a abundância de fontes de informação leva à necessidade de avaliar adequadamente a validade e fiabilidade de cada fonte. O ICN define três aspetos da avaliação crítica, que estão expostos na imagem.

Artigo baseado no capítulo 2 do Kit do Dia Internacional do Enfermeiro 2012.

 

Da Evidência à Ação

A Enf.ª Joyce Maygers identificou que clientes com AVC têm uma elevada taxa de Infeções do Trato Urinário (ITU). Verificou que os cateteres vesicais (habitualmente presentes em clientes com AVC) eram os principais culpados das ITU. Quando procurou razões médicas para automaticamente se proceder à algaliação dos clientes com AVC, deparou-se com o facto de não haver indicadores clínicos para algaliações de rotina. 

Maygers, após um ano de trabalho com médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde no Centro Médico John Hopkins Bayview, conseguiu um decréscimo superior a 20% na redução dos dias com cateter vesical, bem como uma diminuição no número de ITU, readmissões devido a ITU e uma diminuição no tempo de internamento de clientes com AVC.

As mudanças raramente são fáceis dado que implicam mudar a forma como as pessoas e o sistema agem. Contudo, os ganhos de práticas baseadas na evidência são claros e grande parte deles estão nas mãos dos enfermeiros.

Artigo baseado no capítulo 3 do Kit do Dia Internacional do Enfermeiro 2012.

 

Defendendo a Causa

Os enfermeiros precisam de estar confortáveis a quantificar antecipadamente os resultados de uma nova intervenção, utilizando vários pontos de vista. Em várias situações a implementação de inovação no serviço envolverá abdicar de outra coisa. O preço de «abdicar» precisa de ser considerado na proposta de projeto. Obviamente que quando os custos são considerados muito elevados, considerando os benefícios obtidos por qualquer um dos parceiros-chave (incluindo os clientes e seus cuidadores), é pouco provável que a mudança proposta seja bem-sucedida.

As seguintes perguntas poderão ser úteis na preparação de um caso:

1.    Quais são as diferentes opções que estão a ser comparadas?

2.    Quais são os potenciais resultados mais importantes das opções a serem comparadas?

3.    Qual é o impacto provável das opções?

4.    Uma análise económica formal ajudará no processo de tomada de decisão?

5.    Quais são os riscos de introduzir a mudança?

6.    Existe capacidade de implementar a mudança e tornar o sistema mais forte?

7.    Até que ponto é que a liderança apoia a mudança?

Artigo baseado no capítulo 4 do Kit do Dia Internacional do Enfermeiro 2012.

 

O Papel das Associações Nacionais de Enfermeiros

As Associações Nacionais de Enfermeiros (ANEs) têm um papel fundamental na liderança para assegurar que os clientes recebem cuidados seguros, centrados neles e baseados nos melhores resultados disponíveis. A capacidade dos enfermeiros para aplicar uma combinação de conhecimentos técnicos, de raciocínio clínico e de resultados adequados a uma série de contextos de saúde, desenvolve-se ao longo do tempo e é resultado do ensino formal, aprendizagem experiencial, orientação eficaz e prática reflexiva. As ANEs estão bem posicionadas para apoiar esta agenda.

Artigo baseado no capítulo 5 do Kit do Dia Internacional do Enfermeiro 2012.

 

Anexos

Anexos a esta publicação encontram-se seis documentos que se considera ser útil consultar: Competências de avaliação crítica; Prática reflexiva; Plano de negócios / desenvolvimento de serviços; Tomada de Posição do ICN sobre Investigação em Enfermagem; Folha Informativa do ICN sobre Indicadores de Resultado Sensíveis ao Trabalho de Enfermagem e Folha Informativa do ICN sobre Investigação em Enfermagem.

 

Comemorações alusivas ao Dia Internacional do Enfermeiro

Consulte aqui as atividades que a Ordem dos Enfermeiros (sede e secções regionais) irá realizar no Dia 12 de maio, Dia Internacional do Enfermeiro.

 

Atividades de outras organizações

A Associação Portuguesa de Enfermeiros (APE) comemorará esta efeméride da seguinte forma:

- Emissão de tempo de antena na rádio e televisão, no dia 11 de maio, na Antena 1, entre as 13H50 e as 14H00, e na RTP1, entre as 19H30 e as 20H00;

- Ação de educação para a saúde no Bairro da Horta Nova, em Lisboa, no dia 12 de maio, entre as 10H30 e as 13H00.

Ana Saianda