Infarmed divulga Circular Informativa sobre seringas da marca Cardiopic

O Infarmed divulgou uma Circular Informativa onde alerta para a utilização de seringas com a marca Cardiopic e informa que vai proceder à recolha dos exemplares existentes no mercado.

Infarmed - Circular Informativa

N.º 207/CD
Data: 03/12/2010

Assunto: Recolha voluntária de seringas da marca Cardiopic

Para: Divulgação geral

Contacto no Infarmed: Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI); Linha do Medicamento: 800 222 444; Tel. 21 798 7373 Fax: 21 798 7107; E-mail: [email protected]

O mandatário europeu indicado pelo fabricante – Changzhou Tongda – para as seringas da marca Cardiopic, não assume as responsabilidades legais inerentes à figura de um mandatário, nomeadamente, agir e responder perante as autoridades e instâncias da União Europeia em nome do fabricante.
Assim, não há garantias que as seringas da marca Cardiopic cumpram o disposto na legislação que regula os dispositivos médicos.
Em Portugal, as seringas da marca Cardiopic são distribuídas pela empresa PMH – Produtos Médico Hospitalares, SA, que suspendeu imediatamente a sua comercialização e está a proceder à recolha voluntária destes produtos.
Face ao exposto, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização destes dispositivos.
Atendendo ao facto de existir livre circulação de bens e produtos no espaço económico europeu, os profissionais de saúde não devem adquirir e/ou utilizar as seringas da marca Cardiopic uma vez que não se pode assegurar a segurança, qualidade e desempenho deste produto.
Caso a comercialização deste produto seja detectada, deverá ser informada a Direcção de Produtos de Saúde do Infarmed através dos contactos: tel: +351 21 798 72 35; fax: +351 21 798 72 81; e-mail: [email protected].

O Conselho Directivo

lneves