Infarmed - Circulares Informativas

Infarmed - Circulares Informativas

O Infarmed, IP. através das suas circulares informativas recomenda o seguinte:

Circular Informativa nº 224/CD de 21/12/2010
O Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização do medicamento «Hytacand, 32 mg, comprimidos, embalagem de 56 unidades» – Lote nº LI141A4 com a validade de 9/2010, devido à informação incorrecta da dosagem aposta na rotulagem.

Circular Informativa nº 226/CD de 23/12/2010
O Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização do medicamento «Gluconato de Cálcio Solução Injectável, 97 mg/ml» – Lote nº 18D1296 com a validade de 4/2015, devido a um erro na composição por ter menção a «Gluconato de Cálcio 97 mg; Excipientes q.b.p. – 10ml» em vez de «Gluconato de Cálcio 97 mg; Excipientes q.b.p. – 1ml».

Circular Informativa nº 208/CD de 3/12/2010
Após comunicação da Autoridade Competente Húngara para o facto de ter sido retirada a Designação ao Organismo Notificado EMKI 1011 para a área dos dispositivos médicos que incorporam medicamentos, o Infarmed recomenda a todos os profissionais de saúde para o caso de detectarem a distribuição em Portugal de «Balões cateter com paclitaxel da marca Medtronic-Invatec» e «Balões cateter com paclitaxel da marca Pantera», ou de outros dispositivos médicos com medicamento incorporado e ostentando a marcação CE 1011, não os utilize e informe a Direcção de Produtos de Saúde do Infarmed.

Circular Informativa nº 228/CD de 28/12/2010
O distribuidor Roche Sistemas de Diagnósticcos, Lda. informou o Infarmed da substituição total das tiras de medição de glicemia «Accu-Chek Compact», baseadas na metodologia enzimática GDH/PQQ, por outras que utilizam a metodologia enzimática alternativa Mut Q GDH. Pois as tiras de medição de glicemia «Accu-Chek Compac»t, a serem agora substituídas, apresentam interferência com a maltose. Assim sendo o Infarmed recomenda as Farmácias; Hospitais; Centros de Hemodiálise e outras Instituições de Saúde, a utilização das novas tiras «Accu-Chek Compact» e proceder à separação e devolução das tiras anteriores que estejam ainda disponíveis para utilização.

Circular Informativa nº 229/CD de 28/12/2010
O Infarmed recomenda a todos os profissionais de saúde para o caso de detectarem a distribuição em Portugal do dispositivo «Fractional Laser Treatment System MED-850» do fabricante Beijing KES Biology Technology Co., Ltd.(China), a não o utilização do mesmo pois não se pode assegurar a segurança, qualidade e desempenho deste produto. Pois sendo um equipamento laser de CO2 fraccionado, o dispositivo ostenta a marcação CE 1023 e após ter sido contactado o Organismo Notificado Institute for Testing and Certification, a.s. (República Checa), o mesmo informou tratar-se de uma marcação CE indevidamente anexa pois não realizou a avaliação de conformidade deste equipamento.


Para mais informações p.f. aceda ao portal do Infarmed.

tania