INEM: Bastonária apela a mais simulacros de emergência médica

INEM: Bastonária apela a mais simulacros de emergência médica

A Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) desafiou o presidente do INEM a apostar na realização de mais exercícios de simulação de emergência médica com vista ao reforço da capacidade de resposta em situações de catástrofe.

Presente na formação da “MRMI -  Medical Response to Major Incidents”, Ana Rita Cavaco defendeu ser “absolutamente necessário que se realizem mais acções de simulação de situações de catástrofe para que a resposta seja cada vez mais articulada entre todos os profissionais”. “Deixo aqui um apelo ao presidente do INEM para que facilite e aposte na realização deste tipo de iniciativas que são muito importantes”, avançou a Bastonária.

Numa altura em que se aproxima a época de incêndios, Ana Rita Cavaco realçou ainda a relevância da actuação dos enfermeiros bombeiros e apelou à maior sensibilização das instituições para a sua disponibilização imediata em situações de necessidade.

Com o apoio do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) e o Madeira International Disaster Training Centre (midtc), a MRMI decorreu entre 29 de Abril e 1 de Maio nos Bombeiros Voluntários de Fajões. Estiveram também presentes na cerimónia de encerramento o presidente da Secção Regional do Norte da OE, João Paulo Carvalho, e o presidente da Secção Regional do Centro da OE, Ricardo Correia de Matos.

 

lneves