Grupos das Especialidades já iniciaram trabalhos

Grupos das Especialidades já iniciaram trabalhos

Os três grupos constituídos para a nova regulamentação e atribuição dos títulos de enfermeiros especialistas em Enfermagem Paliativa, Enfermagem Perioperatória e Enfermagem de Saúde Familiar já iniciaram os trabalhos, cumprindo com o calendário fixado.

“Assumimos este compromisso e estamos a cumprir com o que prometemos. Queremos reforçar a capacidade de resposta do enfermeiros nos serviços e na prática diária, onde os desafios são cada vez maiores. Assumimos a nossa função reguladora de zelar pela qualidade dos cuidados prestados às pessoas com especialidades que cumprem critérios científicos e com o rigor da prática diária definidos pela Ordem dos Enfermeiros (OE), e não estabelecidos por terceiros”, destaca a Bastonária Ana Rita Cavaco.

Recorde-se que a OE tem como um dos seus desígnios a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista, cujo processo rege-se pelos Estatutos da Ordem. “O título de enfermeiro especialista é atribuído ao detentor do título de Enfermeiro, após ponderação dos processos formativos e de certificação de competências, numa área clínica de especialização, nos termos do Regulamento da especialidade”, refere o nº4 do Artigo 8º do Estatuto da OE.

Assim sendo, a regulamentação de qualquer Especialidade implementada ou a implementar tem obrigatoriamente de estar em conformidade com um novo modelo de atribuição de títulos de Enfermeiro Especialista.

O processo de criação das especialidades de Enfermagem Paliativa, Enfermagem Perioperatória e Enfermagem de Saúde Familiar estará concluído até ao final do ano.

Filipe Carvalho