Graça Machado eleita para o EFNNMA - «Desenvolveremos todos os esforços para ajudar a atingir as metas da Saúde 2020»

Graça Machado eleita para o EFNNMA - «Desenvolveremos todos os esforços para ajudar a atingir as metas da Saúde 2020»


«Estou muito entusiasmada com este novo desafio e certamente que o contributo de Portugal, País que tem investido tanto na Saúde Materna e Obstétrica, vai ser muito acarinhado pelo European Forum of National Nursing and Midwifery Associations (EFNNMA). Foi desta forma que Graça Silveira Machado, Vice-presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Enfermeiros (OE) e responsável política pelas Relações Internacionais, reagiu à sua eleição para o Comité Executivo do EFNNMA.

«Desenvolveremos todos os esforços para ajudar a atingir as metas da Saúde 2020, sem nunca descurar o “objetivo interno”: de que os enfermeiros especialistas em Saúde Materna e Obstétrica portugueses devem ver as suas competências formalmente reconhecidas», salientou a Vice-presidente do Conselho Diretivo da OE.

A eleição de Graça Silveira Machado ocorreu a 29 fevereiro, no âmbito da reunião anual do EFNNMA, em Copenhaga, na Dinamarca. Segundo a mesma interlocutora, o seu mandato vai decorrer até 2020, estando já «empenhada em analisar os projetos em curso, nomeadamente o plano de trabalho conjunto com a OMS Europa para os próximos dois anos». E nesta matéria, a OE vai começar por divulgar em Português as «Orientações estratégicas europeias para o fortalecimento da Enfermagem e Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica».

lneves