Governo Regional dos Açores volta a demonstrar pioneirismo ao nomear um enfermeiro para Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores

Governo Regional dos Açores volta a demonstrar pioneirismo ao nomear um enfermeiro para Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores

A Ordem dos Enfermeiros felicita o Governo Regional da Região Autónoma dos Açores pela nomeação do Enf. Armando Leal Almeida para Diretor Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores, rompendo assim com preconceitos na nomeação de enfermeiros para cargos dirigentes.

Consideramos também relevante a renovação do Executivo em funções relativamente ao passado, sendo que quase 50 por cento dos novos responsáveis vão ocupar essas funções pela primeira vez.

Renovação é sinónimo de refrescamento de ideias, de pessoas e de projetos políticos, que poderão conduzir o país a uma situação melhor do que aquela em que este se encontra.

A todos os níveis, os Açores têm sido pioneiros. Primeiro com a figura do «Enfermeiro de Família», que começa agora a esboçar-se no Continente nas instalações do Ministério da Saúde e que deverá em breve passar ao papel. Depois com a aposta em viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV) tripuladas por enfermeiros e triagem telefónica também feita por estes profissionais – o que lhe valeu recentemente um dos «Prémios Hospital do Futuro». Esta aposta açoriana contraria a tendência lisboeta, emanada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), de desqualificação dos meios de emergência pré-hospitalar e desinvestimento nos recursos humanos mais adequados a essa função. Por fim, esta nomeação de um enfermeiro para um dos mais elevados cargos na Saúde daquele arquipélago.

Fazemos votos que os governantes do Continente façam progressos idênticos aos dos Açores, confiando nos enfermeiros para melhorar a gestão na Saúde.

Recordamos que o Enf. Armando Leal Almeida é enfermeiro com experiência nas áreas da Urgência / Emergência e Cuidados Intensivos, tendo prática profissional na área do doente crítico em Serviço de Urgência e nos meios de emergência do INEM. Foi coordenador regional dos Serviços de Urgência Básica na Administração Regional de Saúde do Algarve.

Desejamos as maiores felicitações à nova equipa governamental.

O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, 

Enf. Germano Couto

Ana Saianda