Especialidade de Saúde Familiar vai ser uma realidade

Especialidade de Saúde Familiar vai ser uma realidade

A Ordem dos Enfermeiros (OE) vai avançar para a criação da Especialidade de Saúde Familiar e as especialidades passam a ser feitas em contexto de trabalho. A garantia foi deixada por Graça Silveira Machado, Vice-presidente da OE, no 8º Encontro Nacional das USF que decorreu em Aveiro na passada semana.

  

«Este é um compromisso que vem responder a anseios com mais de dez anos. Estamos agora a ajustar a forma como concretizaremos esta necessidade. O objectivo é que a especialidade esteja no terreno com a maior brevidade, mas de forma consistente. É uma matéria da competência da OE e sobre isso deixo uma certeza: não nos vamos demitir das nossas responsabilidades», assegurou Graça Silveira Machado.

No mesmo evento, o Ministro da Saúde aproveitou a oportunidade para realçar a importância dos enfermeiros. «Vocês são importantes para o Serviço Nacional de Saúde e uma aposta num futuro em que os cuidados de saúde primários poderão retirar muitos portugueses dos serviços de internamento hospitalar», explicou Adalberto Campos Fernandes.

patriciag