ENS4Care com impacto no futuro da Enfermagem

Decorreu no passado dia 3 de dezembro de 2013, em Varsóvia, na Polónia, o kick-off da ENS4Care. Trata-se de um projeto europeu que tem como objetivo desenvolver linhas orientadoras baseadas em evidências para cuidados de Enfermagem e cuidados sociais (Evidence Based Guidelines for Nursing and Social Care on eHealth services – ENS4Care). Como membro da Federação Europeia de Associações de Enfermeiros (European Federation of Nurses Associations – EFN), a Ordem dos Enfermeiros é um dos parceiros neste projeto.

No evento, que assinalou o lançamento desta iniciativa, estiveram presentes vários parceiros / intervenientes do sistema de saúde, incluindo enfermeiros, assistentes sociais, médicos, pacientes, prestadores de cuidados informais, investigadores, representantes da sociedade civil e da indústria.

Muitos dos intervenientes estiveram reunidos pela primeira vez, sendo que a Ordem dos Enfermeiros se fez representar pelo Digníssimo Bastonário, Enf. Germano Couto, e pelo Vice-presidente, Enf. Bruno Noronha. Contudo, foi sentido o dinamismo, a criatividade e o compromisso de trabalhar em conjunto na elaboração de orientações nos domínios da prevenção, prática clínica, papéis avançados e prescrição eletrónica. A abordagem inovadora para construir orientações sobre o que já existe e, em seguida, partilhá-la entre os países europeus é o caminho a seguir para apoiar os decisores na elaboração de políticas para a reforma do sistema de saúde e assistência social.

A segurança do paciente, a qualidade de cuidados, a acessibilidade aos serviços de cuidados integrados, o empowerment do paciente e a relação custo-eficácia, são os principais motores da ENS4Care.

O projeto de dois anos, financiado pela Comissão Europeia, serve para discutir os aspetos práticos de como os enfermeiros e assistentes sociais podem dar conselhos informados e integrados aos cidadãos que querem usar aplicações, tecnologias de saúde online e outros serviços que permitam fazer a gestão dos seus cuidados de saúde.

Além das metas estabelecidas, que vão servir de orientação a este projeto, os parceiros mostraram entusiasmo e compromisso em apresentar provas/evidências que irão apoiar os profissionais da saúde na melhoria da qualidade do atendimento integrado através do uso de serviços de saúde online. Houve, por parte de todos os intervenientes, o reconhecimento da necessidade de aproveitar as tecnologias que são hoje utilizadas.

Como os resultados do projeto vão ter um impacto na futura geração de enfermeiros que irá trabalhar nos serviços de saúde online, é essencial o envolvimento dos estudantes de Enfermagem neste projeto.

Neste sentido, a participação dos enfermeiros portugueses é fundamental. A aposta em projetos de investigação na área da Enfermagem traduz-se na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população, no desenvolvimento e valorização das competências técnicas e científicas dos enfermeiros e na implementação de novas metodologias de trabalho. Estas alterações refletem-se na satisfação profissional dos próprios enfermeiros e, por conseguinte, dos utentes dos serviços de saúde.

Para obter mais informação, consulte o website da ENS4Care

patriciag