Direcção-Geral da Saúde emite Circular Informativa sobre a doença pelo novo vírus da gripe A (H1N1)

Direcção-Geral da Saúde emite Circular Informativa sobre a doença pelo novo vírus da gripe A (H1N1)

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma Circular Informativa – a nº 26/DSR de 28/7/09 -, relacionada com a doença pelo novo vírus da gripe A (H1N1) – Mulheres grávidas ou a amamentar. A circular é dirigida a todos os estabelecimentos de saúde.

Segundo esta circular a DGS destaca as Orientações Técnicas (OT) para profissionais de saúde, assim como a informação actualizada e os contactos úteis disponíveis no microsite GRIPE da DGS.

Refere ainda que este documento vem actualizar a anterior Orientação Técnica (OT-5) e a Circular Informativa n.º17/DSR de 29/5/2009.

Reforça que a análise dos casos ocorridos, a nível global, confirma que as grávidas constituem um grupo de risco, pelo que a profilaxia ou o tratamento devem ser iniciados precocemente.

Informa que os procedimentos a adoptar pelos serviços de saúde na identificação de um eventual caso para investigação em mulheres grávidas não sofreram alterações e são os constantes do documento Gripe OT-2: Procedimentos a adoptar pelos Serviços de Saúde perante a identificação de um eventual caso para investigação.

A DGS afirma ainda que o esquema terapêutico para profilaxia pós-exposição e tratamento são idênticos aos recomendados para a restante população [Gripe OT-7: Recomendações para o uso de agentes antivirais no tratamento e profilaxia de infecções por vírus da gripe A(H5N1)].

Refere ainda que os antivirais (Oseltamivir e Zanamivir) utilizados na doença provocada pelo novo vírus da gripe A (H1N1) são fármacos de categoria C na gravidez.

Consulte aqui a Circular Informativa nº 26/DSR de 28/7/09 na íntegra.

adomingos