Dia Internacional dos Direitos Humanos - Texto do Presidente do Conselho Jurisdicional

A Ordem dos Enfermeiros assinala o 61º aniversário da Declaração Universal dos Direito Humanos que se comemora hoje, 10 de Dezembro. Trata-se de uma efeméride que, pela sua importância, justifica sempre destacar.

Recordamos que os enfermeiros em Portugal têm como princípio para o seu exercício profissional «o respeito pelos direitos humanos na relação com os clientes» (de acordo com o estipulado no Código Deontológico do Enfermeiro, constante do Estatuto da Ordem dos Enfermeiros - Decreto-lei nº 104/98 de 21 de Abril republicado pela Lei nº 111/2009 de 16 de Setembro).

A Ordem dos Enfermeiros tem desenvolvido um conjunto de actividades de aprofundamento e de reflexão sobre o direitos humanos na actualidade. È propósito da Ordem dos Enfermeiros continuar a aprofundar a reflexão sobre promoção, defesa e protecção dos direitos humanos e incluí-la como dimensão essencial da regulação do exercício de Enfermagem.

Sérgio Deodato
Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros