Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado pela Ordem dos Enfermeiros - Acessibilidade e mobilidade ausente em 60% dos espaços públicos visitados

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência assinalado pela Ordem dos Enfermeiros - Acessibilidade e mobilidade ausente em 60% dos espaços públicos visitados

Lisboa, 3 de Dezembro de 2009 - Comemora-se hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, efeméride que a Ordem dos Enfermeiros (OE) assinala com uma campanha de sensibilização sob o lema «Mobilidade e acessibilidade: um caminho para a cidadania».

Recorde-se que em 2008, a Comissão de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da OE efectuou um Peddy-paper em oito cidades que consistiu na visita a espaços de utilização pública e na observação da existência (ou não) de barreiras arquitectónicas e / ou outros obstáculos que colocam em causa o exercício pleno da cidadania por pessoas com deficiência. No final, concluiu-se que apenas 13% das instituições visitadas (bancos, serviços públicos de várias natureza, monumentos, estações de correio, etc…) possuíam condições de mobilidade e acessibilidade total. Em 60% dos casos essa acessibilidade e mobilidade esteve ausente e em 27% das entidades, a acessibilidade e mobilidade estava condicionada. 

Considerando estes resultados e a necessidade de dar continuidade ao trabalho iniciado em anos anteriores, a Comissão de Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da OE não quis, em 2009, deixar passar esta data sem chamar a atenção para os direitos das pessoas com deficiência - consagrados numa Convenção das Nações Unidas e no ordenamento jurídico nacional. Assim, foi preparado material diverso que se destina a sensibilizar enfermeiros e outros profissionais de saúde, responsáveis de saúde, autarcas e população em geral.

Produziram-se assim 11.000 dípticos que foram enviados a todos os centros de saúde do continente e ilhas, bem como às cinco Administrações Regionais de Saúde, à Direcção-Geral da Saúde, ao Instituto Nacional para a Reabilitação e às Câmaras Municipais das capitais de distrito.

Foram igualmente produzidos cerca de 60 mil exemplares de um tríptico enviado a todos os membros da Ordem.

Em ambos os casos, apela-se ao contributo de todos para uma sociedade mais inclusiva.

A sede da Ordem dos Enfermeiros, a Avenida Almirante Gago Coutinho, em Lisboa, ostenta uma tela alusiva ao tema da campanha deste ano.

lneves