Dia Internacional da Parteira - Parteiras e Enfermeiras Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica - Texto da CEESMO

Dia Internacional da Parteira - Parteiras e Enfermeiras Especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica - Texto da CEESMO

O Dia Internacional da Parteira - comemorado todos os anos a 5 de Maio - foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1991, para salientar a importância do trabalho das parteiras em todo o mundo na melhoria da qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres. Em diversos países, o Dia Internacional da Parteira tem sido comemorado por várias organizações ligadas à defesa dos direitos das mulheres, de que se destaca o ICM (International Confederation of Midwives), com responsabilidades acrescidas na divulgação e valorização dos contributos das parteiras para os ganhos em saúde da população mundial.


O lema de campanha «Famílias saudáveis – a chave do futuro» pretende, em 2008, afirmar que os cuidados de saúde prestados pelas parteiras às mulheres e recém-nascidos são um investimento para as famílias e comunidade, porque promovem o nascimento e crescimento saudável das gerações actuais e futuras.

Em Portugal, a profissão de parteira é assumida pelos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, reconhecidos pela Ordem dos Enfermeiros, após obterem as qualificações académicas exigidas para o exercício legal da actividade, como profissionais responsáveis, autónomos, que trabalham em parceria com as mulheres, famílias e comunidades, no sentido de alcançar bons resultados em saúde ao longo do ciclo reprodutivo da mulher, designadamente na gravidez e no nascimento.

Os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica promovem o auto-cuidado na assistência à adolescente e à mulher antes, durante e após a gravidez efectuando a supervisão, o aconselhamento e os cuidados necessários, assumindo também a responsabilidade pela condução do trabalho de parto, do parto e dos cuidados ao recém-nascido e lactente nas situações de baixo risco.

Os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica exercem a sua actividade profissional nos diferentes contextos, nomeadamente no domicílio, na comunidade, nos hospitais, em unidades de saúde ou clínicas privadas.

A prática clínica dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica caracteriza-se pela intervenção própria na gestão de cuidados de Saúde à Mulher no seio da Família, pelo enfoque na promoção da saúde e prevenção da doença, considerando a gravidez como um acontecimento natural na vida da Mulher, pelo que deve incluir a educação para a saúde ante, pré e pós-natal, a preparação para o parto e a parentalidade, abrangendo a saúde sexual e reprodutiva.

Os enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica são responsáveis não somente pelos cuidados que prestam directamente às mulheres, mas também pela identificação atempada das que devem beneficiar de outros níveis de cuidados, estando habilitados a detectar complicações e a aplicar medidas de emergência.

Enquanto profissionais de saúde autónomos comprometem-se a contribuir para a melhoria das condições de acesso equitativo a cuidados de saúde de qualidade e risco controlado.

Procure junto dos enfermeiros especialistas em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica, cuidados especializados e seguros, de forma a construir famílias saudáveis que são a chave do futuro.

A Comissão de Especialidade de Saúde Materna e Obstétrica

Divulgado no Espaço Cidadão a 30.07.2008

lneves