Conclusões da reunião sobre Emergência Médica

Conclusões da reunião sobre Emergência Médica

Lisboa, 2 de Março de 2010 – A Ordem dos Enfermeiros reuniu esta tarde com o Dr. Manuel Pizarro, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, e com o Dr. Abílio Gomes, Presidente do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), entre outros elementos dos dois organismos. 

Desta reunião, a Ordem dos Enfermeiros salienta o seguinte:

1. A afirmação inequívoca, por parte do Ministério da Saúde, que todos os meios SAV (Suporte Avançado de Vida – ou seja, VMER e helicópteros) e SIV (ambulâncias de Suporte Imediato de Vida) terão obrigatoriamente enfermeiros na sua tripulação.

2. Da mesma forma, assegurou-se que o projecto SIV, tal como se encontra hoje, é para manter, tendo sido igualmente assumida a decisão de estabilizar o quadro de recursos humanos alocados às SIV, nomeadamente de enfermeiros. Foi transmitido pelo Ministério que no futuro haverá um novo modelo de contratação desses profissionais, o qual será definido até ao final de Março. Foi ainda transmitida à Ordem dos Enfermeiros a intenção de aumentar a gama de resposta das SIV no transporte do doente crítico / Via Verde.

3. Também foi garantido que as 56 acções de formação previstas pelo INEM para 2010 vão ser realizadas e devidamente financiadas. Destas, 28 destinam-se a enfermeiros.

4. De acordo com uma preocupação há muito manifestada pela Ordem dos Enfermeiros – referida, aliás, num parecer elaborado em 2007 sobre segurança dos cuidados – ficou claro, entre os vários intervenientes na reunião, que não há razão para que os enfermeiros não possam acompanhar os doentes dentro da ambulância, desde o local da ocorrência até ao hospital de referência.

5. Por último, foi aceite por todos que seja feita uma reflexão conjunta sobre a melhor forma de assegurar o acompanhamento dos meios dos CODU.

A reunião de hoje surge na sequência do pedido de audiência feito há cerca de duas semanas pela Ordem dos Enfermeiros ao Ministério da Saúde para debater soluções de estabilidade para recursos humanos qualificados do INEM - nomeadamente para os enfermeiros - e para prosseguir o trabalho de definição do plano estratégico da Emergência Pré-Hospitalar em Portugal.
Junto enviamos uma fotografia da reunião.


A audiência  desta tarde surgiu imediatamente após a chegada da Enf.ª Maria Augusta Sousa de uma visita à Ilha da Madeira, onde pôdet estemunhar pessoalmente a impressionante reconstrução das localidades afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro. Mais informação sobre esta visita está disponível neste site.

 

lneves